Dia Mundial Sem Carro: Planejamento e Meio Ambiente convida para reflexão em alternativas ao automóvel

Publicada em 21/09/2021 às 15:54

Comemorado nesta quarta-feira (22), o Dia Mundial Sem Carro é uma data celebrada para a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) convida a população de Jundiaí para uma reflexão sobre o tema e também a pensar e utilizar alternativas para o deslocamento neste dia, em substituição ao automóvel. 

O gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, lembra que o mundo vive momentos de fenômenos climáticos extremos provocados pelo aquecimento global, que tem como causa diversos fatores, sendo os mais importantes a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e o desmatamento. “São fatores oriundos da atividade humana que podem ser reduzidos, até eliminados, mas dependem da mudança do nosso comportamento. 21 de setembro é o Dia da Árvore e 22 o Dia Mundial Sem Carro, são duas importantes datas que merecem a nossa reflexão. Por isso, convidamos a população para que pensem em alternativas para o deslocamento nesta quarta-feira (22).”

Bicicleta é opção alternativa para substituir o automóvel

Pegar uma carona com um amigo que faz o caminho similar, ir até o destino de bicicleta, transporte público ou mesmo com caminhada são alternativas para substituir o carro. 

“No dia 22, logo pela manhã, pode-se substituir os deslocamentos de até três quilômetros, que de automóvel consome pelo menos 15 a 20 minutos, incluindo tempo gasto nos cruzamentos e na busca de estacionamento, por uma caminhada, que vai consumir de 30 a 35 minutos. Serão 15 minutos adicionais gastos no deslocamento, 15 minutos experimentando a liberdade de não depender do automóvel e de, de fato, conhecer a nossa cidade, percebendo-a sem a intermediação de uma máquina. Duas experiências que podem ser repetidas, e até tornar-se hábito, que podem mudar o nosso comportamento”, alega Sinésio, que frequentemente faz o trajeto da sua casa até o trabalho com caminhadas no lugar do automóvel. 


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/09/21/dia-mundial-sem-carro-planejamento-e-meio-ambiente-convida-para-reflexao-em-alternativas-ao-automovel/