Sistema de contêineres aterrados recebe três mil litros de resíduos por dia e será ampliado no início de 2022

Publicada em 25/11/2021 às 12:33

O sistema de coleta de resíduos sólidos por contêineres aterrados, no Centro de Jundiaí, recebe em média três mil litros de lixo orgânico e reciclável por dia, de segunda a sábado. O equipamento está instalado ao lado da Catedral Nossa Senhora do Desterro e possui três contêineres aterrados – dois voltados para o orgânico e um para o reciclável.

Contêineres ficam submersos, o que evita maior sujeira nas vias e menos poluição visual

A partir do início do ano que vem, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos prepara a ampliação desse serviço na região Central, que receberá mais duas instalações com capacidade igual à já instalada, ou seja, com seis contêineres aterrados. Segundo o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Márcio Moraes, a implantação deve ocorrer até março. “Esses equipamentos são ideais para espaços com grande circulação de pessoas, o que explica o investimento na região Central”, informa o diretor. “Com essas duas novas instalações, um dos nossos objetivos é triplicar o volume de reciclável coletado através desse sistema.”

Um dos novos equipamentos também ficará na região da praça da Catedral (Praça Governador Pedro de Toledo) e o outro na praça Rui Barbosa. A coleta dos resíduos desses contêineres é feita à noite, após o fechamento dos comércios. O sistema de retirada do solo é hidráulico, acionado através do caminhão que faz a coleta.

Além de dar mais segurança aos colaboradores na hora da recolha do lixo, o sistema de contêiner aterrado diminui a sujeira nas vias, a poluição visual e a manipulação indevida.

Sistema é hidráulico e é acionado pelos coletores apenas no momento da retirada do lixo

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/25/sistema-de-conteineres-aterrados-recebe-tres-mil-litros-de-residuos-por-dia-e-sera-ampliado-no-inicio-de-2022/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original