Escola Inovadora: Projeto RenovAção atende mais de 6 mil alunos e 140 multiplicadores

Publicada em 30/11/2021 às 11:55

Foi realizada, nesta segunda-feira (28), a celebração de encerramento do terceiro ano do Projeto RenovAção, uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e Escola Inovadora, com a Coca-Cola Femsa e execução técnica da Gaia Social. A parceria foi intermediada pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças. RenovAção atuou com 6.276 alunos e 146 multiplicadores entre professores, equipe de apoio, coordenações e direções. Foram coletados 290 kg de garrafa PET.

Em sequência ao projeto que teve início em 2019, em junho deste ano foram destinadas 120 mudas de pitangueiras para alunos e funcionários das 10 escolas participantes. RenovAção trabalhou a formação das equipes das escolas participantes sobre os temas resíduos sólidos, recursos hídricos, economia circular, sustentabilidade e Agenda 2030; monitoramento do descarte de resíduos nas escolas e orientação dos ajustes necessários; fomentação da produção de conteúdos via educomunicação; implementação da solução prática para reaproveitamento da água de chuva, reduzindo o consumo de água e sensibilizando toda a escola, além de contribuir com a cidade na execução do seu Plano de Gestão de Resíduos e preservação dos recursos com saúde da comunidade no retorno às escolas.

O prefeito Luiz Fernando Machado lembrou que em Jundiaí a política para a criança é uma das principais da cidade. “Quando encontramos parceiros sérios e comprometidos, com governança, é motivo de absoluta felicidade. A educação é um importante envolvimento do senso de garantia do futuro, formar entre os munícipes e crianças, o espírito do olhar, da coletividade. Quero agradecer pela parceria e pedir que o projeto seja renovado”, afirmou.

Projeto entregou 120 pitangueiras para alunos e multiplicadores

Para o gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola Femsa, André Porto, os participantes tiveram grande importância no processo. “Venho trazer um agradecimento à Prefeitura de Jundiaí por essa importante relação, aos parceiros, professores e alunos que participaram para trazer resultados excepcionais. Esse é um projeto construído a várias mãos, sempre em busca de um mundo melhor”. A diretora da Gaia Social, Juliana Navea, também agradeceu a parceria. “Essa parceria com a UGE e a Rede Jundiaí de Cooperação traz muita alegria, protagonismo, engajamento e estamos comemorando os resultados dessa co-criação”, disse a diretora da Gaia Social, Maíra Pereira.

“Continuamos tendo a convicção de que as crianças são as protagonistas dos processos de aprendizagem por meio das vivências e temos alavancado com vocês o tema da sustentabilidade, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Abraçando as nossas teorias, o projeto tornou-se prático, substancial. Tenho certeza de que essa experiência será replicada pelas crianças com muito êxito”, declarou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Encerramento do projeto foi realizado nesta segunda-feira (29)

O projeto ainda entregou 10 vídeos produzidos por educadores e estudantes das escolas, implementação de quatro sistemas de captação de água de chuva nas escolas, instalação de sete infraestruturas físicas (feitos com embalagem longa vida reciclável) de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) – Ecopontos.

Participaram do projeto as escolas EMEBs Beatriz Blattner Pupo (Novo Horizonte), Pedro Clarismundo Fornari (Rio Acima), Adelino Brandão (Morada das Vinhas), Duílio Maziero (Toca), Marly de Marco (Fazenda Grande), Hermenegildo Martinelli (Jardim Vera Cruz), Ivo de Bona (Almerinda Chaves), Nassib Cury (Fazenda Grande), Judith de Arruda (Cidade Nova) e Pedro de Oliveira (Ponte São João). O projeto teve início em 2019.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2021/11/30/escola-inovadora-projeto-renovacao-atende-mais-de-6-mil-alunos-e-140-multiplicadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original