Cia. Jovem de Dança ganha prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes com coreografias gravadas em patrimônios da cidade

Publicada em 01/02/2022 às 18:29

A Cia. Jovem de Dança, corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), foi a vencedora do prêmio técnico “Projeto, Programa, Difusão e Memória” da Associação Paulista de Críticos de Artes, com série de vídeos da programação do Mês do Patrimônio do ano passado. O resultado da premiação, uma das mais importantes no segmento em todo o País, foi divulgado nessa segunda-feira (31) após votação do júri.

Com coreografia de Alex Soares, diretor artístico da companhia, a série de vídeos foi gravada em locais icônicos da cidade, como o Complexo Fepasa, a Serra do Japi e o Teatro Polytheama e abria as atividades da programação temática, transmitida pelas redes sociais da Cultura em agosto.

Assista aos vídeos no canal da Cultura no YouTube.

O gestor da UGC, Marcelo Peroni, comemorou a premiação para Jundiaí. “Este reconhecimento inédito coroa os investimentos feitos pela Prefeitura nos corpos artísticos nestes últimos anos, importantes pelo movimento cultural na cidade que eles geram. Além da alegria que a premiação traz, ela também coloca Jundiaí em lugar de destaque no cenário artístico e profissional”, comentou Peroni, lembrando que a Cultura recebe, até o dia 01 de março, as inscrições para a 24ª edição do festival Enredança.

Mosaico de seis prints de telas de bailarinos em diversos ambientes, como na natureza, entre prateleiras de livros, salão com pinturas nas paredes, sobre calçada em frente a residências, em palco de teatro e em frente a prédio de tijolos à vista iluminado
A Serra do Japi, Gabinete de Leitura, Solar do Barão, Vila Argos, Teatro Polytheama e Complexo Fepasa foram os cenários para os vídeos

Para Alex Soares, o reconhecimento é motivo de celebração e resultado dos esforços de muita gente. “Além da felicidade de receber um prêmio da APCA, que, para a Dança, é um dos mais tradicionais e prestigiados, a notícia me trouxe também lembranças afetivas muito boas do processo de produção destes materiais. Num momento de reabertura após a pandemia, a companhia abraçou a proposta do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) e debruçou-se nestes espaços da cidade, criando com eles uma conexão muito forte. Este prêmio nos traz uma projeção entre pessoas que fazem há anos um trabalho artístico de qualidade e coroa todos os nossos esforços de reinvenção durante a pandemia”, comemorou.

O diretor do DPH da UGC, Elizeu Marcos Franco, recorda o processo de concepção dos vídeos premiados. “Queríamos que as vinhetas do Mês do Patrimônio apresentassem estes locais tão especiais da nossa cidade aos participantes, que eram de todas as localidades do país. Por isso, convidamos a companhia para que ela produzisse um conteúdo em que os bailarinos interagissem com esses locais por meio da dança. A execução primorosa das coreografias, pura poesia, não só deu cara à nossa programação, como também mostrou a envergadura das ações da UGC e trouxe reconhecimento aos esforços de todos”.

Além da categoria em que foi vencedora, a Cia. Jovem de Dança também concorria este ano na categoria Espetáculo não presencial, com o vídeo da coreografia “TikClog Dance”, também de Alex Soares. O conteúdo, preparado para o Dia Internacional da Dança em abril do ano passado, é baseado na linguagem do Tik Tok e revisita a cena clássica dos tamancos (clog, em inglês) do “La fille mal gardée” (do francês, A Garota mal protegida), balé de repertório mais antigo de Jean-Georges Noverre.

Esta foi a segunda indicação da companhia pela associação. No ano passado, na categoria Criação, o grupo já havia concorrido na coreografia “P.A.Q.U.I.T.A.”, que significa passos aleatórios que um impulso te apresenta e faz referência a um balé de mesmo nome. A coreografia também foi de Alex e, por conta da pandemia, também foi apresentada nas redes sociais.

A tradicional cerimônia de premiação da APCA encontra-se ainda em fase de definição, sem data definida, mas devendo acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.

Bailarinos homens e mulheres com calças pretas e parte superior cor bege, dançando sobre palco iluminado com fumaça e enfeites metálicos ao fundo
Companhia foi retomada pela Cultura em 2018 com proposta de composição jovem

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/01/cia-jovem-de-danca-ganha-premio-da-associacao-paulista-de-criticos-de-artes-com-coreografias-gravadas-em-patrimonios-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original