Escola Inovadora: programa Voa Pé volta com o retorno das aulas no dia 9 de fevereiro

Publicada em 01/02/2022 às 17:50

Promover descobertas, incentivar a criatividade, propor desafios e novas aprendizagens junto à natureza no entorno da escola. Esses são os objetivos do Voa Pé, programa desenvolvido pela Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação, em parceria com as unidades de Esporte e Lazer, Cultura, Planejamento e Meio Ambiente. As atividades serão retomadas e intensificadas nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, com a volta às aulas.

Para o início do ano letivo de 2022, 44 escolas estarão com atividades de esporte e cultura em praças, centros esportivos e parques. “O Voa Pé conecta-se ao propósito de tornar as atividades no entorno da escola uma possibilidade de ampliar a percepção dos deslocamentos de um local para outro, ampliando a aprendizagem das crianças, além de desenvolver a noção de pontos seguros e, ao mesmo tempo, divertidos e significativos para a vida. Dessa forma, as intervenções nas áreas externas ganham destaque: ampliação dos jardins, calçadas, trânsito, natureza e segurança”, explica a gestora de Educação Vastí Ferrari Marques.

Crianças caminham por uma rua de bairro, junto deles estão uma moto e uma viatura da Guarda Municipal. A viatura é azul, com escritos em branco. Na lateral pode-se ler Ronda Escolar - Guarda Municipal Jundiaí.
Em trajetos longos, o programa conta com o apoio da Ronda Escolar da GMJ

Por meio do programa, as crianças percorrem o caminho da escola até espaços públicos como praças, centros esportivos e parques, sempre com o acompanhamento dos educadores e, para trajetos mais longos, com apoio da Ronda Escolar da Guarda Municipal.

“É importante salientar que as crianças não fazem ‘passeios’ da escola até os locais. São atividades com intencionalidade pedagógica, que trabalham de forma lúdica, criativa e investigativa, e promovem a aprendizagem dos conteúdos curriculares que precisam ser trabalhados”, comenta a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Marjorie Bolognani.

Somente no início de 2021, o Voa Pé foi realizado em 32 unidades escolares, atendendo 1.045 crianças. “Mas além da organização da parceria entre as unidades, o programa é desenvolvido em todas as escolas municipais, com as ações promovidas pelos próprios educadores em todo o ano letivo”, lembra Marjorie.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/02/01/escola-inovadora-programa-voa-pe-volta-com-o-retorno-das-aulas-no-dia-9-de-fevereiro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original