Programa MenteInovadora leva ações socioemocionais para a rede municipal de ensino

Publicada em 22/03/2022 às 09:30

Para o ano letivo de 2022, o programa Escola Inovadora apresenta novidades. Novos equipamentos de tecnologia como laboratório móvel de chromebooks, lousa interativa, programação para crianças da Educação Infantil II com robô e também um programa que busca desenvolver nos estudantes as habilidades socioemocionais, por meio de jogos e abordagens lúdicas de ensino, o MenteInovadora. Para preparar os educadores sobre a nova temática, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) tem promovido formação com professores da Educação Infantil II ao Ensino Fundamental. 

“O programa Escola Inovadora prepara os nossos estudantes para serem cidadãos do mundo e futuros profissionais de excelência para o mercado de trabalho. Não sabemos quais serão as profissões daqui a 15, 20 anos, mas acreditamos que habilidades como trabalho em equipe, soluções de problemas e lógica serão necessárias e essenciais. Essa é a cidade inteligente, que oferece o conhecimento tecnológico e habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas”, lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Durante as formações, promovidas em ambiente virtual, os professores são convidados a participar de dinâmicas, jogos de lógica e a pensar em soluções para problemas do dia a dia, assim como terão que propor para os estudantes.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM
reunião virtual com apresentação de slides e mosaico com os participantes
MenteInovadora utiliza jogos como ferramenta educacional

Karen Luize Filocomo de Souza, professora do G5 da EMEB Professora Helena Meirelles Maia Torres, participou da capacitação e falou sobre o programa. “O material vai nos ajudar muito em sala de aula, pois a proposta de trabalho com jogos vem ao encontro do nosso trabalho, desemparedamento da escola e o desenvolvimento de habilidades por meio do lúdico. Os jogos propostos vão ter boa aplicação e tenho certeza de que as crianças vão gostar bastante, enquanto nós, professores, podemos conhecer ainda mais nossos alunos por meio dos jogos”, afirmou. 

O MenteInovadora é desenvolvido pela Mind Lab, empresa de tecnologias educacionais. “A Mind Lab utiliza o jogo como uma poderosa ferramenta educacional que atrai os corações e mentes das crianças e jovens. A formação inicial tem como propósito oferecer uma assistência personalizada aos professores, apresentando e explorando ferramentas educacionais que os ajudem a pensar e refletir sobre como aprimorar sua prática pedagógica e construir estratégias de pensamento que desenvolvam habilidades para sua própria vida”, relata a coordenadora pedagógica da Mind Lab, Miriam Sales.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/22/programa-menteinovadora-leva-acoes-socioemocionais-para-a-rede-municipal-de-ensino/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original