Escola Inovadora: EMEBs recebem 2,5 mil tablets e reforçam tecnologia no ensino

Publicada em 25/03/2022 às 15:17

As escolas municipais de Jundiaí receberam 2.530 tablets com o objetivo de reforçar o ensino com o uso da tecnologia. Esses equipamentos são destinados ao programa Estudo é Tudo! (para crianças do 3º ao 5º ano, que necessitam de recuperação para sanar as dificuldades de aprendizagem) e ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) (para crianças com algum tipo de deficiência). Além deles, crianças em situação de vulnerabilidade (de 3º ao 5º ano que estão inscritas no programa do Governo Federal Auxílio Brasil) também receberão tablets.

Crianças estudam com tablet na sala de aula, como parte dos investimentos do programa Escola Inovadora

Na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito Luiz Fernando Machado esteve na EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim das Tulipas, para uma visita técnica e conferir na prática o uso dos equipamentos, além dos materiais didáticos do programa MenteInovadora (veja abaixo). Com ele, estiveram o vice-prefeito, Gustavo Martinelli; o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi; a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques; e o vereador Edicarlos Vieira.

“A Escola Inovadora leva a tecnologia aos espaços escolares, para ser aliada das diversas práticas pedagógicas que estimulam as crianças a aprender mais”, explica o prefeito. “Com a retomada das aulas presenciais, a Educação de Jundiaí lançou mão de investimentos para prover uma experiência de aprendizagem que vá além do convencional, de modo a recuperar as vivências e aprendizagens. Por isso, o programa ‘Estudo é Tudo!’, com uma sala voltada a crianças que precisam de reforço na alfabetização e em outros conteúdos, com o tablet e a presença do professor.”

Prefeito Luiz Fernando conversa com estudantes durante visita à EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho

A EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho possui 837 alunos e os tablets já estão sendo utilizados pelas crianças de duas turmas do ‘Estudo é Tudo!’ e do Atendimento Educacional Especializado. Os equipamentos são da marca Positivo, de oito polegadas, e o investimento total para a rede é de R$ 2.221.066,00.

“Tecnologias educacionais têm por objetivo preparar as crianças no presente e para o futuro”, declara a gestora Vasti. “A cultura digital está na rede municipal de ensino para fortalecer as aprendizagens e os conteúdos do currículo jundiaiense.”

MenteInovadora
Fernanda Braitt é mãe da Lara, de 9 anos, estudante da EMEB Marina. Sua filha é uma das 28 mil crianças da rede municipal que receberam o material do programa MenteInovadora, que visa desenvolver nos estudantes habilidades socioemocionais por meio de jogos e abordagens lúdicas. “Com os jogos, eu aprendi a importância de fazer o planejamento, me organizar e trabalhar em grupo”, revela Lara, para o orgulho da mãe. “Acredito que essa forma de ensinar, que inclusive leva o jogo para nossa casa e permite que os pais participem das atividades com os filhos, torna a infância mais saudável e melhora o raciocínio das crianças”, diz Fernanda.

A estudante Lara mostra para sua mãe, a Fernanda, o material que utiliza durante as aulas, do programa MenteInovadora

Ao todo, o MenteInovadora conta com três materiais: para o professor, para o estudante utilizar em sala de aula e para o aluno levar e fazer os exercícios em casa com a família. “Muitas crianças desenvolveram, por causa da pandemia, problemas como ansiedade e crises de estresse, que afetam o relacionamento interpessoal”, explica Vasti. “Os jogos de raciocínio e as situações que a metodologia propõe são uma ferramenta no apoio à saúde mental e equilíbrio emocional dos estudantes.”

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/03/25/escola-inovadora-emebs-recebem-25-mil-tablets-e-reforcam-tecnologia-no-ensino/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original