Jundiaí apresenta em evento nacional boas práticas em políticas para a infância

Publicada em 25/04/2022 às 17:47

A convite do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o prefeito Luiz Fernando Machado apresentou, nesta segunda-feira (25), o painel “Boa Prática – Jundiaí, Cidade das Crianças: a infância como protagonista do Município”, no Fórum Nacional sobre Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência em Crianças e Adolescentes. A atividade on-line foi promovida pelo Governo Federal e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Acompanhado de imagens da cidade, Luiz Fernando apresentou os bons índices obtidos por Jundiaí nos últimos anos, além das iniciativas da Prefeitura pelo programa municipal Cidade das Crianças.

“Jundiaí não é uma cidade amiga das crianças, mas a Cidade das Crianças, pois dá a elas o protagonismo e faz a escuta do que elas têm para dizer sobre o planejamento urbano e a tomada de decisões que impactam a comunidade. A infância é a fase mais curta de nossas vidas, mas é nela que se desenvolvem cerca de 80% das nossas habilidades cognitivas, motoras e sensoriais. E desse compromisso, de investir na potência das crianças como forma de transformar a realidade da cidade, é que surgiu o programa municipal que integra todas as iniciativas com este foco”, comentou Luiz Fernando.

Prefeito Luiz Fernando Machado, com blazer e camisa social, falando de sua sala, em frente a mesa com folhas e computador, e parede de madeira e bandeiras ao fundo. Abaixo na tela se vê mulher fazendo tradução simultânea em Libras
Luiz Fernando falou das iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças

O prefeito apresentou o funcionamento do Comitê das Crianças; do Mundo das Crianças, como espaço de estímulo ao desenvolvimento e aprendizagem; as Ruas de Brincar; o programa Escola Inovadora; a preocupação com a mobilidade no trajeto das crianças até as escolas; a participação dos conselhos escolares na aprovação de intervenções nos ambientes escolares; entre outros.

Luiz Fernando também ressaltou a importância do tratamento dado ao tema como política municipal, por meio de sua institucionalização através de decreto e inclusão em capítulo especial do Plano Diretor Municipal, na previsão de investimentos pelo Plano Plurianual 2022-2025 e na participação de Jundiaí em redes internacionais, como a Rede Latino-americana Cidade das Crianças, concebida pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci, e como a Rede Urban95, promovida pela Fundação holandesa Bernard Van Leer.

Também recordou as visitas de representante do Ministério da Família para conhecer os projetos locais, como a secretária Nacional da Família, Ângela Gandra, e o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha. E concluiu: “investir na infância é a certeza de que, junto aos índices econômicos positivos da cidade, também se está investindo na riqueza de oportunidade para todos, como forma de não deixar ninguém para trás. Afinal, a Cidade das Crianças é também a cidade dos jovens, adultos e idosos”, concluiu.

O Fórum segue disponível na internet e conta com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Meninos e meninas com uniforme escolar, brincando em pulando, em região do foguete do Mundo das Crianças de Jundiaí
Mundo das Crianças: espaço de estímulo ao desenvolvimento e aprendizagem

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/25/jundiai-apresenta-em-evento-nacional-boas-praticas-em-politicas-para-a-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original