Ações do Maio Amarelo promovem a conscientização no trânsito

Publicada em 08/05/2022 às 13:11

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) promoveu, no sábado (7), duas ações referentes ao Maio Amarelo, mês de conscientização no trânsito. No período da tarde, o mascote Vaguinho esteve junto com a equipe da unidade no Maxi Shopping para uma abordagem voltada aos motoristas e às crianças.

Foram distribuídas fitas amarelas e os agentes conversaram com a população sobre a importância dos cuidados no trânsito, principalmente para evitar acidentes. A criançada adorou o mascote e aproveitou para tirar várias fotos.

Mascote Vaguinho vestido de agente de trânsito pousa para foto ao lado de uma menina de blusa rosa no MAxi Shopping
Mascote Vaguinho pousa para fotos com a criançada no Maxi Shopping

Durante todo o Maio Amarelo, serão realizadas aos finais de semana abordagens educativas no interior do Maxi Shopping e do Jundiaí Shopping, além de abordagens em espaços urbanos de grande movimentação de veículos – sempre com o intuito de levar informação e com a presença do mascote. As palestras em empresas e escolas ocorrerão durante a semana.

Neste ano, o tema do Maio Amarelo é “Juntos Salvamos Vidas”. A programação inclui palestras em escolas municipais, em empresas e abordagens educativas ao cidadão com informações, entrega de laços amarelos e a presença do mascote da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), o Vaguinho.

Agentes de trÂnsito de roupa amarela distribuem pulseiras referentes ao maio amarelo no Maxi Shopping
Agentes de trânsito distribuem pulseiras em alusão ao Maio Amarelo

Operação Maio Amarelo

No período da noite foi realizada uma Blitz na avenida Nove de Julho, em uma parceria da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte com a Guarda Municipal (GM) de Jundiaí, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros.

“Realizamos uma abordagem educativa, focada nos motociclistas, mas também foram parados outros veículos. O principal foco é a conscientização dos motoristas na maneira de dirigir, principalmente para evitar acidentes”, relata o Luiz Eduardo de Carvalho Ferreira, Chef da divisão da Operação de Trânsito de Jundiaí.

Durante as abordagens os agentes da UGMT também distribuíram para os motoristas pulseiras amarelas e panfletos referentes ao Maio Amarelo.

Agente de trânsito realiza abordagem a motociclista durante blitz educativa do maio amarelo
Agentes de Trânsito realizam abordagem educativa com motociclistas

“À PM compete a fiscalização dos veículos, na parte da documentação obrigatória, assim como da carteira de habilitação. Depois dessa verificação, os agentes de trânsito realizam uma abordagem mais amistosa para conversar com os motoristas e promoverem essa conscientização. O Corpo de Bombeiros também tem auxiliado na panfletagem, principalmente nas orientações para prezar por um trânsito mais seguro para todos”, relata o 1º Sargento Clodoaldo, da Polícia MIlitar.

Não foi registrada nenhuma ocorrência ou irregularidades durante as abordagens.

Agente de trânsito realiza abordagem a motorista durante blitz educativa do maio amarelo
Motoristas recebem panfletos e pulseiras referentes ao Maio Amarelo na av. 9 de Julho

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/08/acoes-do-maio-amarelo-promovem-a-conscientizacao-no-transito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original