Fim de semana traz Festival de Curtas-Metragens, concerto da Orquestra e atrações infantojuvenis gratuitas
Publicada em 13/05/2022 às 11:42Confira as atrações programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para todos os públicos neste fim de semana. Entre os destaques no cenário cultural estão o Festival de Curtas-Metragens, que chega à sua terceira edição, o concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí na Catedral e as atrações infantojuvenis pelo programa Cidade das Crianças na Biblioteca e na Fábrica das Infâncias Japy.
Festival de Curtas-Metragens
O destaque deste final de semana no cenário cultural da cidade é o Festival de Curtas-Metragens, que está em sua terceira edição.
Pela Mostra Competitiva, a primeira sessão de exibições será nesta sexta-feira (13), às 19h30. A segunda será neste sábado (14), às 19h. E a terceira sessão será no domingo (15), também às 16h30. Todas no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.
Já os trabalhos premiados nesta categoria contarão com duas sessões: uma já no domingo (15), às 19h, na Biblioteca, e outra na quarta-feira (18), às 19h30, no Centro Comunitário da Vila Hortolândia.
Já pela Mostra Paralela, as exibições serão feitas através das redes sociais da Cultura no Facebook e YouTube, com estreias agendadas nos próximos dias.
Os detalhes da programação podem ser conferidos no hotsite do Festival.
Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF)
Neste sábado (14), das 11h às 12h, será realizada na Biblioteca mais uma edição do Projeto “Lê no Ninho” somente para inscritos. A atividade é voltada para crianças de seis meses a quatro anos, com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura entre as crianças e também cultivar o vínculo afetivo entre os pequenos e seus pais ou cuidadores.
Também na BNF, o público poderá visitar até o dia 28, na Galeria Jundiaí, a exposição da artista plástica Valquiria Malagoli “Olhos sobre Óleo”, uma viagem a história da técnica a óleo, considerada a mais tradicional na pintura.
A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos. O horário de atendimento foi ampliado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.
Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ)
Os solistas de Câmara da Orquestra voltam a se apresentar na Catedral Nossa Senhora do Desterro neste sábado (14), a partir das 20h. O concerto é gratuito e não haverá distribuição prévia de ingressos, com entrada dos interessados por ordem de chegada.
Com regência de Cláudia Feres, o programa reúne peças de Antonín Dvorak, Dag Wirén, Ernest Bloch e Josef Suk, e o contará também com a participação de Maria Eduarda Canabarro, que será apresentada como nova chefe do naipe de violoncelos da Orquestra.
A Catedral fica na Praça Governador Pedro de Toledo, s/n, Centro.
Fábrica das Infâncias Japy
Na Fábrica das Infâncias Japy, a programação traz contação de histórias e apresentação teatral para crianças de quatro a dez anos.
Neste sábado (14), a partir das 10h30, é a vez da apresentação do projeto “As Águas”, com a Cia. Contando com Encanto, que trará as histórias: “O sumiço das águas claras do reino do Rei Roy” e “O homem que foi dormir sem beber água”.
Já no domingo (15), também a partir das 10h30, será a vez do espetáculo teatral “ A Refeição”, com a Cia. Tramp de Palhaços.
A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações pelo telefone 4521-0971.
Pracinha da Cultura do Vista Alegre
Neste sábado (14), a Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) recebe a atividade “Consciência negra é todo dia”, promovida pelo Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, em parceria com a Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), através da Assessoria da Igualdade Racial, e com a UGC.
Ao longo de toda a programação, haverá a apresentação do DJ Joker, a atividade de basquete 3×3 na quadra e as intervenções de oito grafiteiros. Às 14h tem aula de break dance para todas as idades; às 14h30, oficina de trança; às 15h, oficina de grafite para crianças; às 15h30, show de Rap com o grupo 2° Templo; e às 16h30 atividade de Zumba com a professora Pri Sorria.
A Pracinha da Cultura fica na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.
Ruas de Brincar
Neste domingo (15), das 9h às 18h, crianças e adultos da região do Jardim Novo Horizonte poderão aproveitar gratuitamente a instalação das Ruas de Brincar no bairro. A instalação será na rua Dr. José Marcus Gnacarini Tomazeski, ao lado da Emeb Professora Maria Aparecida Silva Congilio, que terá este trecho interditado para veículos.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
Com entrada franca, no prédio do Solar do Barão, o público ainda pode visitar a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”. A mostra é uma homenagem à artista Glória Rocha e se estende até o dia 26 de junho.
Também é possível visitar parte do acervo permanente do Museu e os jardins com as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.
O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.
Teatro Polytheama
Nesta sexta-feira (13), a partir das 20h, o Teatro recebe o show “Um Par Ímpar”, com Paulinho Moska e Zélia Duncan. A atração tem classificação indicativa livre e duração de 110 minutos. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pela internet, na plataforma Sympla.
Já no domingo (15), às 16h, Cia. Rick e Kelly apresenta o espetáculo infantil “Chapeuzinho Vermelho Ecológico”. O espetáculo tem duração de 60 minutos e classificação livre. Os ingressos para esse espetáculo também podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pela internet, na plataforma Sympla.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.
Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Neste sábado (14) e domingo (15), a Pinacoteca estará fechada para a visitação do público, para a montagem das duas novas exposições “Nonni di São Paulo” e “Paesani”, cujos vernissages estão programados para a quinta-feira (19), às 19h, também com entrada franca.
A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.
Complexo Fepasa
Para este período, o espaço sede da Unidade de Gestão de Cultura recebe em suas salas os grupos previamente agendados para reuniões e ensaios. No local, pode ser visitada a área de exposição, onde está o acervo permanente das obras em grafite de artistas de Jundiaí.
O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760. Mais informações pelo telefone 4589-6800.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original