UGISP capacita trabalhadores da arborização urbana
Publicada em 21/07/2022 às 16:41Como cuidar das milhares de árvores que estão espalhadas pelos canteiros de ruas e avenidas, deixá-las saudáveis e com a manutenção em dia? Essas foram algumas das questões respondidas durante a 1ª Capacitação de Serviços de Manutenção da Arborização Urbana, iniciada nesta quinta-feira (21), pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).
Na plateia estavam trabalhadores do setor, que já são especialistas no tema, mas passaram pelas aulas para renovar conhecimentos e atualizar o que já sabem. Atualmente, esses profissionais trabalham pela cidade na roçada, jardinagem, raspagem e arborização. “É um serviço importante para a cidade, que é reconhecida pelo cuidado com o meio ambiente e conta com bons índices, como 7º Economia do Estado de São Paulo e 17ª do Brasil. Além disso, nosso Plano de Arborização é referência”, destacou o vice-prefeito Gustavo Martinelli.
De acordo com o diretor de Parques e Jardins, Rudislei Santos, a qualidade da manutenção das árvores pela cidade é pauta na Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e contribui para que a cidade atinja bons índices no Programa Município Verde e Azul. “A intenção é focar na qualidade do trabalho feito pelos bairros. Não trata-se apenas de cortar galhos, existe um jeito e momento certo para isso. Além da parte técnica, que diz respeito ao cotidiano dos funcionários, existe ainda uma preocupação com a segurança desses trabalhadores e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).”
Segundo ele, a ideia é ampliar as equipes em breve. “A capacitação vem para que o trabalho já realizado tenha uma melhoria contínua dos funcionários que trabalham pela cidade. Qualifica e atualiza essas pessoas que estão no dia a dia cuidando da cidade e estimula o crescimento desses profissionais.”
O diretor de Limpeza Pública, Marcio Alberto Moraes, representou o gestor da UGISP, Adilson Rosa.
Conhecimento – Para quem vive o trabalho no dia a dia, a capacitação vem em boa hora. “É o momento de reavaliar o trabalho já desenvolvido e fazê-lo ainda melhor, com mais técnica e segurança”, comentou o encarregado João Cândido Evangelista.
Já o colaborador Gerson Nunes Carneiro, que faz as podas, supressões e demais serviços, destacou a importância do encontro. “É uma forma de aprender mais e atualizar os conhecimentos. Com o tempo, muitas novidades surgem e temos que estar preparados.”
Assessoria de Imprensa
-
16/01/2025
Operação de combate à dengue remove 1,6 tonelada de materiais inservíveis do Jardim Novo Horizonte
-
16/01/2025
Prefeitura reforça a importância da vacinação contra a febre amarela e orienta sobre procedimentos ao encontrar macacos mortos
-
12/01/2025
Jundiaí recolhe mais de 9 mil toneladas de resíduos sólidos descartados nos Ecopontos da cidade
-
10/01/2025
Jundiaí avança na manutenção urbana e preservação ambiental com serviços contínuos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original