Plantio de árvores homenageia aniversário da Fatec e ações de preservação do Complexo Fepasa

Publicada em 26/08/2022 às 17:22

Com a participação de alunos do curso de Gestão Ambiental e de docentes da Fatec, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realizou no Complexo Fepasa o plantio de 10 mudas de árvores na tarde desta sexta-feira (26). O gesto simbólico faz uma homenagem à faculdade, que, no próximo mês completa 20 anos desde a sua instalação no Complexo em 2002, como a primeira instituição presente após a aquisição do local pela Prefeitura no ano anterior.

Segundo o diretor do Departamento de Gestão do Complexo da UGC, William Paixão, a ação encerra simbolicamente as intervenções da Semana Novo Complexo e inicia as comemorações do aniversário da faculdade. “Como continuidade do plantio que já fizemos com o Comitê das Crianças pela iniciativa do Pé de Árvore, hoje plantamos nesta alameda novas quaresmeiras e ipês brancos, homenageando a Fatec, este importante integrante do Comitê Novo Complexo. Assim, de modo simbólico, também concluímos as intervenções da Semana Novo Complexo, que garantiram diversas ações de zeladoria e preservação. Encerra-se a Semana, mas não se encerram as melhorias. Este é só mais um convite, para mudar a perspectiva das pessoas e convidá-las a participar deste momento”.

Alameda ganhou novas quaresmeiras e ipês brancos

O diretor da Fatec Jundiaí, Francesco Bordignon, também ressaltou a importância do gesto simbólico. “Em 20 anos, a Fatec trabalhou muito e acompanhou o crescimento de Jundiaí. Hoje repetimos o gesto simbólico do plantio de árvores, que foi realizado também quando este espaço foi inaugurado e nos seus demais aniversários.

Geovana Gonçalves, de 19 anos, foi uma das alunas que participaram do plantio. “Como temos o prazer de fazer parte do curso de Gestão Ambiental, sabemos da importância deste gesto para a biodiversidade dentro do Complexo, muito apreciada pelos pássaros que vemos por aqui. E assim também demonstramos para a sociedade o trabalho que desenvolvemos na recuperação do meio ambiente e nosso preparo para o mercado de trabalho”, comentou a aluna, engajada também em outras atividades no Complexo, como o curso de extensão em Educação Patrimonial sobre o rio Jundiaí, que começou hoje e segue amanhã na programação do Mês do Patrimônio da UGC.

Outra aluna participante foi Kamilla Firmino, também de 19 anos. “Enquanto aluna acho muito importante participar de tudo o que acontece aqui dentro. É um ato simbólico, mas estas árvores, conforme forem crescendo, farão parte da história do Complexo e irão permitir que nós também façamos parte dessa história”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/08/26/plantio-de-arvores-homenageia-aniversario-da-fatec-e-acoes-de-preservacao-do-complexo-fepasa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original