Jundiaí conta com legislação específica com foco em segurança na prática esportiva

Publicada em 06/09/2022 às 10:48

Visando a segurança das crianças e o incentivo à prática do esporte de maneira segura, o prefeito Luiz Fernando Machado aprovou o Projeto de Lei nº 13.424/2021 que institui a Campanha “PRATIQUE ESPORTE COM SEGURANÇA”, de conscientização sobre a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs). O texto foi aprovado pela Câmara de Jundiaí em sessão, em agosto, e publicado em Imprensa Oficial do município como nova lei (9.809 / 18 de agosto 2022).

O texto prevê que a campanha poderá ser implementada mediante a realização de palestra e seminários, distribuição de folhetos e fixação de placas em cartazes em centros esportivos e demais locais destinados à prática esportiva. A campanha visa conscientizar a população a respeito da importância da utilização de equipamentos de segurança em esportes como o skate, ciclismo, patins etc. O foco é atingir jovens entre 6 e 18 anos, que correspondem ao maior índice de acidentados nestas modalidades.

Garoto Yan na pista de skate do Mundo das Crianças
Na pista do Muno das Crianças, criançada faz o uso de equipamentos de segurança

“A importância do uso de equipamentos de segurança é imensa para todos os praticantes, desde aquele que está aprendendo até um profissional. Mas principalmente para quem está dando os primeiros passos, pois nestes casos os tombos são mais frequentes e fazem parte do aprendizado”, comenta o skatista e surfista amador Juliano Furgeri.

“Os skatistas amadores estão sempre muito ligados com o que acontece pelo mundo e seguem muito o que os profissionais fazem, mas muitas vezes os próprios profissionais não incentivam o uso de proteção. Sendo assim, é extremamente importante e necessário o incentivo ao uso dos EPIs e a exigência do uso nas pistas espalhadas pela cidade”, completa Juliano.

No skate, assim como no ciclismo ou em qualquer esporte radical, o capacete é o equipamento de proteção mais relevante. Isso se deve ao fato de que a cabeça ser a parte do nosso corpo que está mais sujeita a sofrer danos graves em decorrência de alguma pancada. Também é altamente recomendado o uso de cotoveleiras e joelheiras.

“Até mesmo os profissionais caem e se machucam. A carreira de um skatista geralmente não é muito longa. Sou skatista rofissional há 23 anos e já tive vários acidentes que poderiam ter sido prevenidos com o uso dos EPIs”, comenta o professor e skatista profissional Matheus Mello.

Skatista Matheus fazendo manobra na pista do Mundo das Crianças
Skatista Matheus incentiva o uso dos EPIs para a prática do esporte

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/06/jundiai-conta-com-legislacao-especifica-com-foco-em-seguranca-na-pratica-esportiva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original