Setembro Dourado: Prefeitura promove seminário direcionado para profissionais de saúde
Publicada em 06/09/2022 às 14:55Com o tema “O câncer infantil do ponto de vista multidisciplinar”, a Prefeitura de Jundiaí realiza no próximo dia 13, em parceria com o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), o Simpósio Setembro Dourado. A atividade reunirá profissionais da área da saúde, como pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários da saúde, entre outros, na Escola de Gestão Pública de Jundiaí.
“Setembro é o mês escolhido para intensificar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, representado mundialmente pelo símbolo do laço dourado. É o período em que intensificamos a conscientização sobre o tema e isso passa também pelos profissionais de saúde. Será um grande encontro para nos atualizarmos”, ressalta a gestora adjunta de Promoção da Saúde, médica Dayane Aparecida Pereira Martins.
A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) estima que são diagnosticados, por ano, 215 mil casos novos de câncer em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85 mil em adolescentes entre 15 e 19 anos. No Brasil, conforme dados publicados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de casos novos de câncer infantojuvenil para o triênio 2020-2022 é de 8.460. Em Jundiaí, atualmente, 17 crianças e adolescentes estão em tratamento efetivo no Grendacc, ou seja, fazendo quimioterapia ou radioterapia, e 71 crianças em acompanhamento – que passam por consultas e exames periodicamente.

“Vamos enfatizar a importância do diagnóstico precoce. Falar sobre o câncer infantil, é falar sobre o tempo! Nossas taxas de cura são maiores para os casos diagnosticados mais precocemente. Nesse mês, reforçaremos a importância e atenção dos pais e cuidadores”, adianta a oncologista pediátrica do Hospital da Criança do Grendacc, Arianne Casarim, que destacará em palestra principalmente os sinais, os sintomas e o tratamento da doença.
A atuação do fisioterapeuta, da nutrição, do serviço social, o papel da enfermagem e os cuidados paliativos e a importância da espiritualidade também serão abordados durante o evento.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
23/02/2025
UBS promove roda de conversa sobre Fibromialgia
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
-
20/02/2025
Dengue: população precisa redobrar os cuidados para evitar a doença. Casos seguem em crescimento
-
18/02/2025
UBS Maringá oferta atendimento para pacientes de área rural no Cream
Baixe as fotos desta notícia na resolução original