Cartazes do ‘BrincAR LIVRE’ são espalhados nos bairros para incentivar o resgate às brincadeiras livres na infância

Publicada em 11/09/2022 às 08:38

O comércio de pipas do Alex Ribeiro, no jardim Novo Horizonte, foi um dos pontos escolhidos no bairro para divulgar a proposta “BrincAR LIVRE”, uma iniciativa da Rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte, para o incentivo à brincadeira livre e ao contato com a natureza. Em meio às centenas e centenas de pipas, carretilhas, linhas, rabiolas e acessórios, o espaço ganhou também um cartaz da proposta, afixado esta semana pelas visitadoras Sheila Lopes e Valéria Neves do programa Criança Feliz.

“Tenho este comércio há seis anos e a pandemia fez aumentar o número de clientes, que buscavam uma alternativa para brincar ao ar livre. E aqui não frequentam só as crianças, mas também muitos adultos que nunca mais haviam soltado pipa, mas estavam com saudades desta brincadeira”, comentou Alex.

CONFIRA AS AÇÕES DO ‘BRINCAR LIVRE’ JÁ REALIZADAS

O “BrincAR LIVRE” é viabilizado pela Allma Hub Criativo e, em Jundiaí, integra as iniciativas do programa municipal Cidade das Crianças. Como explica Marcelo Peroni, gestor de Cultura e cum dos porta-vozes da Prefeitura pelo programa municipal, a ideia é disponibilizar os cartazes em diversos pontos onde não só há fluxo intenso de crianças, como também de seus cuidadores, a fim de que se sensibilizem com a proposta.

O comércio de pipas do Alex Ribeiro, no Novo Horizonte, foi um dos que receberam os cartazes

“Nas próximas semanas, os cartazes serão espalhados não só em diversos equipamentos municipais, como unidades escolares, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras), como também em comércios locais, como mercados, padarias, farmácias e até mesmo lojas de pipa”, brincou. “A ideia é sensibilizar não só as crianças que frequentam esses locais, mas também seus cuidadores, fundamentais para viabilizar e incentivar junto às crianças a importância do brincar e do contato com a natureza”.

Mais BrincAR LIVRE
Outras propostas integram a programação do “BrincAR LIVRE”, que será desenvolvida pela Prefeitura pelos próximos meses. Entre elas estão a divulgação de materiais impressos e audiovisuais com as propostas do brincar ao ar livre; a confecção de um “panão”, para que as crianças possam brincar livremente em áreas públicas; além de outros incentivos do contato com a natureza e do resgate a brincadeiras tradicionais.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/11/cartazes-do-brincar-livre-sao-espalhados-nos-bairros-para-incentivar-o-resgate-as-brincadeiras-livres-na-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original