No Dia do Turismo, profissionais do segmento participam de visita monitorada pelo Espaço Expressa
Publicada em 27/09/2022 às 18:04Nesta terça-feira (27), dia em que são comemorados o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo, cerca de dez profissionais do segmento participaram de uma visita monitorada pelas instalações do Espaço Expressa, o antigo Complexo Fepasa. Após uma palestra inicial sobre os investimentos da Prefeitura em diversas frentes de trabalho para a revitalização do local, os participantes aprenderam mais sobre o novo nome e conceito de ocupação do espaço, além de conferir as obras de reforma da plataforma de desembarque, a área parque frontal e do recentemente reaberto Museu Ferroviário.
A atividade foi voltada para integrantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), entre os quais guias de turismo, profissionais dos meios de hospedagens e representantes das Rotas Turísticas, da Associação do Turismo Rural do Circuito das Frutas e da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinho de Jundiaí (AVA).
O diretor do Departamento de Gestão do Espaço Expressa da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), William Paixão, fez a apresentação aos visitantes. “Neste momento em que a Prefeitura faz o maior investimento desde a compra deste espaço, esta apresentação visa integrá-los em seu novo conceito de ocupação com vocação cultural. Prometendo repetir o sucesso de público do último dia 10, em outubro iremos realizar um novo fim de semana com programação, desta vez com o tema ‘comida’, propondo uma ação junto com os produtores locais e estudando a melhor forma de ocupar este espaço cultural com gastronomia e produção local”.
A diretora do Departamento do Turismo da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Marcela Moro, reforçou a importância da revitalização do Museu no contexto do Espaço Expressa. “Esta atividade foi pensada para esta data comemorativa, a fim de integrar os guias, donos de agências e conselheiros com este novo atrativo, o Museu está restaurado e pronto para receber visitantes, e traz como seu novo conceito a ocupação por meia da convivência”.
A agente de Turismo Fátima Rizzato disse ter ficado encantada com a visita. Entre outras atividades, ela atua como um dos receptivos do Trem Expresso da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPMT), que vem no segundo e quarto sábado de cada mês da capital. “O Espaço Expressa tem tudo a ver com o nosso Turismo e a nossa História. Tanto é que com todos os nossos grupos fazíamos pelo menos uma parada aqui em frente, e isso sempre evocou muitas memórias e pertencimento. Com a reabertura do Museu e este novo conceito, poderemos trabalhar também agora a sua parte interna”, comemorou.
Outro visitante foi Ricardo Silva, proprietário de uma agência com foco no Ecoturismo. “Foi um momento incrível. A reabertura do Museu e a mudança deste local escrevem uma nova página tanto para a cidade quanto para o Turismo e sua História, pois trazem aos munícipes a sensação de pertencimento. Sempre buscamos inserir em nossos roteiros, ainda que majoritariamente vinculados ao vinho, a visita a algum lugar histórico e este Espaço passa a ser uma ferramenta importante, pois sempre que trazemos visitantes eles relatam alguma memória afetiva”.
William explicou ainda que, após esta atividade com o COMTUR, serão ainda propostas visitas com integrantes dos conselhos municipais de Política Cultural (CMPC) e de Patrimônio Cultural (Compac), de faculdades de História e Arquitetura, além de profissionais dos setores hoteleiro e de relacionamento com o Turismo.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
03/12/2024
Circuito Natal Luz começa com grande festa e atrações culturais no Centro
-
02/12/2024
Prefeitura e TVTEC promovem neste sábado (7) a 2ª edição do Festival da Economia Criativa
-
02/12/2024
Exposição de Presépios está aberta diariamente para visitação
-
01/12/2024
Festa da Uva: entenda como fica a organização do maior evento da cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original