Agenda cultural traz Sexta no Centro, concerto da Orquestra, exposições e atrações para o público infantojuvenil

Publicada em 07/10/2022 às 09:06

A programação cultural gratuita deste fim de semana começa já nesta sexta-feira (07), a partir das 16h, com a edição de outubro da Sexta no Centro. As atrações musicais gratuitas da noite são: a Banda Velho Manco, com o show da turnê de lançamento de “A Mosca” com Indie e Pop Rock, a partir das 16h; o show de diversos ritmos “Brasil Plural”, com o Alexandre Cunha, às 17h30; o show “Que canto é esse?”, com Rafa Ribeiro e Banda, às 19h; e, para encerrar a festa, o show “Cancioneiro Nordestino”, com Maria Pérola e Banda, a partir das 20h30.

A programação musical segue na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), no Centro, até as 22h, com as presenças das barracas do varejão noturno e do Jundiaí feito à Mão, para garantir, respectivamente, o melhor da gastronomia e do artesanato locais.

Outro destaque da programação é o quarto concerto da temporada 2022 da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) no Teatro Polytheama, neste sábado (08), às 20h. Com regência da diretora artística e regente da orquestra, a maestrina Claudia Feres, e participação do pianista Eduardo Monteiro, um dos maiores intérpretes brasileiros, o concerto traz em seu programa obras de Antonin Dvorak e Felix Mendelssohn, importantes nomes do Período Romântico do século 19.

CONFIRA OS DETALHES DO PROGRAMA DO CONCERTO

Os ingressos gratuitos para o espetáculo podem ser retirados tanto na bilheteria do Teatro quanto na internet, através da plataforma Sympla, a partir das 10h30 desta sexta-feira (07). Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

Biblioteca
Na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a programação começa já nesta sexta-feira (07), às 18h, com a palestra “A Tríade da vida: O que, Por que, Para que?”, com o psicólogo William Gomes de Oliveira. O encontro é voltado para os interessados em geral, no auditório da biblioteca, e tem como intenção dar um olhar diferente sobre as consequências de dores psíquicas como depressão e ansiedade e o enfrentamento a dificuldades e desafios da vida.

Já no sábado (08), às 11h, tem a intervenção “Lê no Ninho”, atividade lúdica com foco no fomento ao gosto pela leitura e criação de vínculos afetivos para crianças de seis meses a quatro anos de idade, para inscritos.

Ainda no sábado (08), às 12h, tem a contação de história do casamento da Dona Baratinha com a Cia. Cena 4 pelo projeto “Contos e Cantos”.

Quem for à Biblioteca poderá conferir ainda as exposições “A cidade fala, ouve quem sente”, de Beatriz Pastorini Nogueira, montada no Espaço de exposições Sônia Cintra, e o “Varal Literário”, de artistas diversos, montado na Galeria Jundiaí.

A Biblioteca fica na avenida dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, e, aos sábados, fica aberta das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Fábrica das Infâncias Japy
Já na Fábrica, a programação do sábado (08) traz, a partir das 10h30, o espetáculo “Canto e Folia”, com Tom Nando e o Legado, proposta de música e dança, num giro pela memória, através de músicas infantis de domínio público e de compositores renomados da MPB, com classificação livre.

Já no domingo (09), também a partir das 10h30, é a vez da apresentação de tecido acrobático “Fays: a Vida das Fadas”, com quatro acrobatas do grupo Art no Ar. Embalada por músicas celtas e muita magia, a apresentação convida o público a entrar no mundo mágico em que as fadas voam e exploram o imaginário infantil através de desenhos, cores, adereços e asas.

Além das atrações e brincadeiras internas, a Fábrica conta ainda com um Parque Naturalizado – espaço ao ar livre sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montado com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde a criançada pode ter contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens, e fica aberta, aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Durante a semana, o espaço abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada de visitantes é permitida até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Mais Teatro Polytheama
Além do concerto da OSMJ deste sábado (08), o teatro tem ainda no fim de semana no domingo (09), às 19h, o show musical “Recaptulando”, com Pedro Mariano, em que o renomado e celebrado artista relembra canções que fizeram sucesso ao longo de seus 26 anos de carreira. Os ingressos para todos os setores custam R$70,00, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Já a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexa ao Teatro Polytheama, segue fechada para a montagem da próxima exposição inédita, que será “Educação do Caráter”. Com estreia na segunda-feira (10), às 19h, a mostra traz a trabalho do artista Bruno Novaes de pesquisa e construção da documentação uma escola fantasiosa em busca da certificação para se tornar uma “escola do caráter”, almejado selo que legitima sua formação para além do conteúdo, atingindo também a moral do aluno. A exposição poderá ser visitada até o dia 08 de novembro.

Pinacoteca
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes traz como exposição inédita “Diálogos Insurgentes – Pinturas Frescas”, dos artistas plásticos Emília Santos e Felipe Lima, selecionada pelo edital ExpoArtes 2022. Com combinação de fragmentos da contemporaneidade, de articulações e reapropriações de códigos, a exposição explora uma vasta iconografia, que percorre discursos de lugar, espaço, pertencimento, nacionalidade e identidade.

Quem visitar a Pinacoteca poderá conferir também as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca fica no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), localizado na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. O espaço fica aberto para visitação gratuita de terça a domingo, incluindo também feriados, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Espaço Expressa
No Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o visitante pode conferir no espaço de exposições ao lado da Sala Jundiaí a exposição “Caos on Canvas”, de Didu Losso e Sérgio Scaff. Com as interpretações de 18 artistas sobre fotos de Lucas Lenci, a exposição traz telas posicionadas em pedaços de contêineres com as interpretações individuais sobre o caos e o diálogo entre o crescimento urbano e a preservação da natureza. Aos sábados, a exposição pode ser visitada das 8h às 17h. Já durante a semana fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h à 21h30.

No Espaço Expressa, o visitante pode conferir ainda a exposição inédita “Ferrovias… muito além dos trilhos”, no recentemente reaberto Museu Ferroviário. Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Além de entrada franca, o Espaço conta ainda com estacionamento gratuito para os visitantes. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Solar do Barão
O Museu Histórico e Cultural permanece fechado para a montagem de uma noiva exposição, sobre patrimônios, que deverá ser reaberta em breve.

Os jardins do edifício histórico tombado, no entanto, podem ser visitados gratuitamente de terça a domingo, das 10h às 17h. Com acesso direto a partir do calçadão da rua Barão, os jardins contam com diversos ambientes de refrigério de início de primavera, como bancos e sombras sob os pergolados de plantas, um jardim japonês e diversas instalações do programa Cidade das Crianças, como as pinturas da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, a casa na árvore e os demais brinquedos de madeira.

O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Pracinha da Cultura
Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), a programação cultural conta com um programa de oficinas gratuitas para inscritos de diversas idades. Aos sábados, entre as oficinas ainda com vagas disponíveis estão a de Capoeira (maiores de sete anos), das 9h30 às 10h30; de Maracatu (maiores de sete anos), das 14h às 16h. Os interessados em participar podem realizar inscrição para a atividade no dia e local de sua realização.

A programação cultural na Pracinha começa já nesta sexta-feira (07), às 19h, com a exibição de cinema gratuita para até 40 pessoas, por ordem de chegada. O filme que será exibido esta semana será “Doutor Estranho Multiverso da Loucura”, clássico de ação e aventura, com classificação livre.

A Pracinha da Cultura fica na Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110 – Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/07/agenda-cultural-traz-sexta-no-centro-concerto-da-orquestra-exposicoes-e-atracoes-para-o-publico-infantojuvenil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original