Prefeito recebe participantes do ‘Família Acolhedora’
Publicada em 26/10/2022 às 14:49O prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu, nesta quarta-feira (26), com famílias, crianças acolhidas e técnicos do programa “Família Acolhedora”, no Paço Municipal, como forma de marcar o aniversário de 13 anos da ação, a ser comemorado no próximo mês.
Carinhosamente batizado de “Travessia”, a iniciativa em Jundiaí é vinculada à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), como alternativa ao formato institucional para o acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados da família de origem mediante determinação judicial, tendo como causas negligência, violência e abandono.
“Jundiaí é tema de tantos protagonismos, sejam eles sociais, econômicos e culturais, e, através de exemplos como o ‘Família Acolhedora’, também um protagonismo humano. Neste serviço, vemos o quanto de amor, generosidade e sensibilidade estão presentes e voltados para a Infância, a fase mais importante das nossas vidas”, comentou Luiz Fernando.
A engenheira civil Alexandra Nunes faz parte do serviço desde 2019 e, juntamente com o marido Abílio e dos filhos Mário e Melissa, estão com a segunda criança acolhida em casa. “Já acolhemos um bebê, que ficou conosco por três meses, e agora uma criança que já está em casa há sete meses. É a grata sensação da segurança em saber que iremos devolvê-la ou para a família de origem, que teve mais tempo para se preparar, ou para uma família adotiva, que também se preparou para recebê-la”, comentou Alexandra.
A gestora da UGADS, Maria Brant, fez os agradecimentos às famílias. “Somente 5% dos Municípios brasileiros dispõem do serviço de Família Acolhedora, como alternativa ao acolhimento institucional, em abrigos. Esta feliz realidade de Jundiaí, de fazer parte desse seleto grupo, é algo que merece ser celebrado”, afirmou.
Segundo a coordenadora, Luci Mara Marin, Jundiaí tem sido referência para outras cidades para a implantação do serviço. “Em agosto recebemos uma comitiva de Santa Bárbara d’Oeste, interessada em implantar o Família Acolhedora. E tivemos a felicidade de representar Jundiaí na inauguração do serviço, na última sexta-feira”, destacou a coordenadora.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, e o assessor de Políticas de Direitos Humanos da Unidade de Gestão da Casa Civil, Paulo Fernando de Almeida, também participaram do encontro.
Como fazer parte
Podem se inscrever para os acolhimentos os residentes em Jundiaí, maiores de 21 anos, e que não estejam em fila de adoção e não possuam pendências judiciais e problemas psiquiátricos. Os interessados devem preencher formulário on-line e aguardar o contato da UGADS com as informações sobre a realização de entrevistas, visitas domiciliares e capacitações, antes da inscrição efetiva.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail familiaacolhedora@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone 4589-6907.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
13/12/2024
Jundiaí conquista 3º lugar no Ranking Município Agro e reforça posição entre as melhores do Estado
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original