Jundiaí é convidada a participar de projeto do MP na área da infância e juventude

Publicada em 11/11/2022 às 14:31

Jundiaí é um dos cinco Municípios do Estado escolhidos para participar do projeto piloto institucional do Ministério Público de São Paulo, que visa alavancar as práticas restaurativas na área da infância e juventude. A Prefeitura foi convidada a integrar, a partir das redes da assistência social, saúde, educação e segurança, entre outras, o Grupo Gestor Interinstitucional, articulado pelo MP, que vai desenvolver as ações objetivando resolver e compreender os conflitos, transformando a realidade de jovens da cidade.

“Neste primeiro momento, estamos lançando uma semente. Vamos criar o comitê, incluindo também membros dos Conselhos Tutelares, instituições públicas e da sociedade civil, para pensarmos juntos na estruturação da nossa prática e em capacitações”, informa a Promotora da Infância e da Adolescência de Jundiaí, Ana Beatriz Sampaio Silva Vieira.

As práticas restaurativas, além de proporcionarem respostas mais efetivas a situações de conflito envolvendo adolescentes, em que se verificou significativa ruptura de laços familiares, escolares e/ou comunitários, vai atuar na prevenção de situações de risco envolvendo os jovens.

O Grupo Gestor Interinstitucional, articulado pelo MP, contará com diversas instituições. A Prefeitura vai integrar, a partir de diversos setores

“É uma iniciativa positiva cujo foco não é meramente reparar os danos, mas olhar de forma mais profunda para o conflito, o que trará benefícios para a cidade como um todo, aumentando a resolutividade nos serviços, resgatando a cidadania e o projeto de vida dos envolvidos”, ressalta a diretora do Departamento para Assuntos de Cidadania da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), Tarsila Costa do Amaral.

“Jundiaí tem um protagonismo em várias áreas e a atual gestão sempre teve como proposta o avanço nos serviços ofertados à população. Entendemos que esse projeto, no âmbito da Promotoria da Infância e da Adolescência, vai colaborar com a melhoria na eficiência dos serviços oferecidos, para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária, exercendo, cada vez mais, a cidadania”, enfatiza o gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania, Fernando de Souza.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/11/jundiai-e-convidada-a-participar-de-projeto-do-mp-na-area-da-infancia-e-juventude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original