MRS apresenta projeto de segregação da malha ferroviária para a Prefeitura

Publicada em 08/12/2022 às 18:05

A MRS Logística, tradicional empresa do ramo de transporte de carga por linha férrea, apresentou nesta quinta-feira (9) os detalhes do projeto de segregação da nova malha ferroviária, que será feita pela empresa, em parceria com o Governo Federal e Estadual. Durante o encontro, o Prefeito Luiz Fernando Machado se colocou à disposição de cuidar das interferências urbanas necessárias para celeridade do processo.

No projeto, está previsto uma linha exclusiva para transporte de carga que, atualmente é compartilhado com a CPTM. O ponto inicial da obra será em Jundiaí, que compreende 3,8 km do montante, entre Jundiaí e Várzea Paulista. Além disso, a empresa deixará preparado o espaço onde passará o Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas, com passagem e parada em Jundiaí. O projeto prevê, ainda, cinco linhas futuramente – as duas já existentes da CPTM e três novas, sendo uma para carga e duas para o trem intercidades.

“Jundiaí será protagonista na execução desse projeto. Vamos acompanhar de perto o andamento, resolver as interferências urbanas e dar celeridade ao processo. O desenvolvimento do modal férreo trará uma série de benefícios tanto para o setor produtivo quanto para as pessoas”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Apresentação do projeto de malha ferroviária foi feita no gabinete do Prefeito Luiz Fernando Machado

“O desenvolvimento da linha férrea tem a capacidade de desafogar o modal rodoviário e oferece mais uma opção de transporte barato e de qualidade à população. Faremos o acompanhamento do projeto para resolver todas as pendências que cabem ao município, colaborando com o início das obras e gerando empregos para os jundiaienses”, avalia o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

O Assessor Executivo e membro da Diretoria de Projetos e Obras da MRS, José Roberto Lourenço, ressaltou os benefícios da nova malha de transporte ferroviário e salientou a importância de Jundiaí na execução do projeto. “Jundiaí é uma cidade que sempre esteve ao lado da MRS na execução dos projetos. A qualificação na infraestrutura e o fortalecimento na logística auxiliam ainda mais no desenvolvimento da cidade”, diz José Roberto.

Além de José Roberto Lourenço, estiveram presentes no encontro o técnico Luis Eduardo Abrantes Russo, e a gerente de Relações Institucionais de São Paulo, Marina Dias. Pela Prefeitura, também compareceram o Gestor Cristiano Lopes (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão), o diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli, além da Diretora de UPE (Unidade de Parcerias Estratégicas), Daniele Ruiz.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/08/mrs-apresenta-projeto-de-segregacao-da-malha-ferroviaria-para-a-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original