Agenda Cultural: Final de semana movimentado na cidade

Publicada em 16/12/2022 às 08:16

O terceiro final de semana de dezembro em Jundiaí continua com diversas opções de cultura e lazer gratuitos, programados pela Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). As ações alusivas ao aniversário de 366 anos da cidade e do Circuito Natal Luz 2022 movimentam não apenas a área central da cidade, mas também alguns bairros.

As exposições de Presépios (Solar do Barão) e de Papais Noéis (Pinacoteca) continuam atraindo a atenção de pessoas de todas as idades, não só moradores de Jundiaí, mas de toda a região. O túnel de luz, no Jardim do Solar, continua sendo parada obrigatória para as fotos. As projeções de luzes nas paredes da Catedral Nossa Senhora do Desterro, os shows musicais em pontos diversos da região central e as performances dos atores de Teatro e Circo em meio ao público são destaque.

Programa para toda a família será o Festival Expressa, no sábado e no domingo (17 e 18), com várias atividades programadas para o Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Após a realização dos festivais culturais e gastronômicos pautados pelo C de Criança e do C de Comida, o Espaço Expressa recebe um festival com atrações gratuitas baseado em seu eixo “C de Cidade e Cidadania”.

Agora para quem aprecia apresentações musicais o Concerto Natalino, na Catedral Nossa Senhora do Desterro, reunindo os integrantes do Coral Municipal e a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí, no domingo (18), 20h é outro destaque.

Mas tem muito mais opções para o final de semana acontecendo na cidade. Confira a programação nos equipamentos culturais:

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Dentro da sua programação semanal para crianças e seus cuidadores, a Biblioteca Nelson Foot (BNF) promove neste sábado (17), das 11h às 12h, a apresentação da Cia. Giro no Biombo, com “Um Quarto de Histórias: Contos de Natal”. A saga de primos na noite de Natal que tentam ficar acordados, bolando planos para capturar o Papai Noel é o tema central da história que ainda apresenta uma série de brincadeiras e músicas para interagir com o público.

Cia.Giro no Biombo chega com Contos de Natal na BNF

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, Vila Arens. A entrada é gratuita e o horário de atendimento durante a semana é das 9h às 21h e aos sábados e feriados das 9h às 13h.  Mais informações 4527-2110.

Espaço Expressa

Após a realização dos festivais culturais e gastronômicos pautados pelo C de Criança e do C de Comida, o Espaço Expressa recebe nos dias 17 e 18 de dezembro um festival com atrações gratuitas baseado em seu eixo “C de Cidade e Cidadania”. A programação completa pode ser conferida acessando o link.

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. No local há estacionamento gratuito. Informações: 4589-6800

Fábrica das Infâncias Japy

No sábado (17), das 10h às 12h, crianças entre 06 e 12 anos poderão participar gratuitamente da Oficina de Arte “ Natureza que enfeita”, ação promovida com a proposta de utilizar elementos da natureza como matéria-prima para mostrar sua beleza e ao mesmo tempo incentivar sua preservação.

A oficina sob o comando da cenógrafa, produtora de arte e arte-educadora Juliana Fernandes, vai utilizar com as crianças material coletado junto a natureza para a produção de enfeites natalinos, como árvores, pingentes e guirlandas usando sementes, folhas, galhos, pinhas entre outros e está alinhada aos conceitos do programa municipal Jundiaí Cidade das Crianças que pretende cada vez mais aproximar a criança dos elementos da natureza

Já no domingo (18), a partir das 10h30, crianças de 04 a 10 anos poderão acompanhar a apresentação da Academia Dance Company, com o espetáculo “ Brincando de Dançar”. Na oportunidade, atividades envolvendo dança, coordenação motora, condicionamento e agilidade por de músicas de diferentes ritmos serão apresentados para proporcionar às crianças diversão e entretenimento.

As duas apresentações têm entrada gratuita. A Fábrica das Infâncias está localizada na Localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento.

Museu Ferroviário

O mais novo espaço cultural da cidade passou por revitalização completa, com manutenção do piso, pintura, instalação de iluminação cênica, além da reorganização e higienização do acervo, o Museu Ferroviário foi reaberto em setembro de 2022, com a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Parada obrigatória: conhecer o Museu Ferroviário totalmente revitalizado

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

A tradicional Exposição de Presépios com cerca de 500 representações do nascimento do menino Jesus, nos mais diversos tamanhos, materiais e interpretações, como o famoso presépio rodante caipira, o presépio africano e mini presépios gentilmente emprestados por colecionadores, para citar alguns exemplos, podem ser visitados nas salas do Museu,

Além do andar térreo, a exposição este ano irá se estender para as novas salas expositivas do andar inferior, ao redor dos jardins. Outra novidade será também que os jardins voltarão a receber a encenação de Presépio Vivo, no período noturno durante a semana, à tarde aos sábados e pela manhã aos domingos.

A exposição de presépios é uma tradição de mais de 40 anos em Jundiaí e região

Ainda nos jardins, duas atrações que fizeram sucesso no ano passado estarão de volta: uma delas é a montagem de um túnel luz para a interação dos visitantes e publicação das fotos em redes sociais. E a outra será a reabertura, no período noturno, do portão dos jardins que dão acesso à rua Rangel Pestana.

A exposição de presépios segue até o dia 06 de janeiro. Até o dia 23 de dezembro, o Museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Já entre os dias 26 de dezembro e 06 de janeiro, o espaço fica aberto de segunda-feira adomingo, das 10h às 17h.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro (Calçadão). Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259

Pinacoteca

Na Pinacoteca neste período de Natal ficará em cartaz a exposição “Papais Noéis”, com as mais diversas interpretações, em distintos materiais, do famoso bom velhinho. O acervo e curadoria são do artista Alex Roch e irá ocupar uma das salas do andar térreo.

Esse é o último final de semana para visitar a exposição dos trabalhos que compõe a série: “Isto não é uma cadeira”, da artista Silvia Ruiz que propõe ir além do primeiro dilema entre o signo “cadeira” e sua possível forma representada bidimensionalmente. A artista coloca em jogo o movimento de representação da representação. A cadeira representada por artistas ao longo da história da arte é matéria-prima para a investigação da artista no campo da gravura. 

O “bom velhinho” ganhou uma exposição só dele na Pinacoteca

Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

Nesse período a Pinacoteca poderá ser visitada de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h30, e aos domingos, das 10h às 17h. Além da exposição, o visitante poderá conferir nas sacadas do prédio apresentações de duos e trios musicais durante o período noturno.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Entrada gratuita. Mais informações 4568-2326.

Polytheama

Nesta semana, o Teatro receberá duas apresentações do Projeto Vitrine da Dança. Na sexta-feira, dia 16, às 19h30, a Cia. Atitude em Dança, com “ High School Musical”, com ingressos a partir de 45 reais e no sábado (17), às 19h30, o Ballet teatro Oficina com o espetáculo “Nossa América”, com ingressos a partir de 40 reais. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pela plataforma Sympla.

O centenário Polytheama recebe em seu palco os espetáculos do projeto Vitrine da Dança

O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações no 4586-2472

Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Polytheama)

Até o dia 20, terça-feira, o público poderá conferir a exposição “ Cinco últimos eclipses vistos da terra”, da artista Carlota Mason Albejante, que trará suas pinturas, realizadas a partir de fotografias.

Entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/16/agenda-cultural-final-de-semana-movimentado-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original