Horta Urbana do Jardim do Lago dá exemplo de saúde e superação

Publicada em 27/12/2022 às 11:37

A horta urbana, localizada no Jardim do Lago, é um exemplo de sucesso do Programa Horta Urbana, coordenado pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) para levar uma alimentação mais saudável aos bairros. O local, inaugurado em agosto de 2021, produz alimentos livres de agrotóxicos, muito mais saudáveis para a população e tem ficado cada vez mais conhecido entre os moradores da região.

Segundo a coordenadora do Programa Horta Urbana Jundiaí, Rita de Cassia Stringari, são muitos os benefícios trazidos pelas hortas. “Nelas, encontramos um amplo campo de estudos que vinculam as diferentes práticas da agricultura urbana ao campo da promoção da saúde pública. Em termos de saúde física, destacam-se os aspectos de consumo de alimentos saudáveis e a prática de exercícios físicos associada à operação das atividades. Já para a saúde mental, referências são identificadas no combate à ansiedade e depressão, em função do contato com a natureza e da socialização proporcionada com a comunidade local e de praticantes”, comenta.

Canteiros da horta do Jardim do Lago forma a palavra Jesus Cristo

E esses benefícios estão sendo vivenciados também pelos permissionários. Como no caso do seu Aírton Ramos dos Santos, conhecido como “Maradona”, que é o permissionário da horta do Jardim do Lago. “Seu Airton nos procurou na primeira edição do Programa Horta Urbana Jundiaí, em 2021, e tinha um sonho de ter uma horta próxima à casa dele. E que os canteiros fossem no formato de letras que formassem as palavras ‘Jesus Cristo'”, comenta Rita. E foi desta maneira que eles foram construídos: cada canteiro representa uma letra, e juntos formam as palavras desejadas.

Na época, Maradona encontrava-se depressivo, hipertenso, com diabetes e obeso, pois havia perdido sua esposa na pandemia. Mesmo com a demora na chegada de todas as infraestruturas projetadas para o espaço, ele não desanimou: arregaçou as mangas e construiu o espaço praticamente sozinho. No início, apenas o cercamento do espaço e uma simples ligação de água potável, unidos ao seu trabalho diário na terra com muito cuidado e capricho, foram suficientes para que o terreno baldio fosse transformado em um lindo espaço de produção de hortaliças vistosas e de muita qualidade. Sempre sem o uso de agrotóxicos.

Seu Aírton cuida da horta desde o início, há um ano e quatro meses

Desde então o permissionário vem investindo pouco a pouco na sua horta, com ferramentas, terra fértil para incrementar o plantio, novas mudas e até mesmo com o material de contenção dos canteiros, e como consequência vem ganhando sua clientela e melhorando sua renda. “O foco aqui não é ganhar muito dinheiro, mas plantar e colher verduras de qualidade e de maneira totalmente natural. Utilizo apenas esterco e água, sem nenhum tipo de agrotóxico”, comenta.

Com o passar do tempo Maradona saiu da depressão, emagreceu 25kg, controlou a diabetes e a pressão alta, e, hoje, está feliz da vida. “Não vejo a hora de clarear o dia para vir para a horta e cuidar das minhas verduras. E ainda temos ideias para melhorar o espaço, que serão implantadas aos poucos”, conta. 

O Programa Horta Urbana é coordenado pelo Departamento de Urbanismo; mais informações podem ser encontradas no site da Prefeitura, neste link: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/programas/hortas-urbanas/.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/27/horta-urbana-do-jardim-do-lago-da-exemplo-de-saude-e-superacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original