Festa da Uva: programação cultural consolidada garante opções para todos os públicos

Publicada em 28/01/2023 às 15:16

Além do acréscimo de um final de semana à sua programação, a 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos tem contabilizado uma série de expansões e consolidações em sua programação cultural, que vão desde o aumento de números até a curadoria das atrações.

Para esta edição da Festa, a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), realizou mais de 300 contratações de artistas, que totalizam mais de R$ 700 em investimentos e mais de 800 artistas contratados. Os números são mais que o dobro dos registrados da última edição, em 2020, quando os investimentos neste segmento totalizaram R$ 290 mil e os artistas contratados cerca de 400.

“Além de consolidar o novo formato da Festa, que privilegia os artistas e demais trabalhadores de Cultura da região, o aumento de investimentos no segmento fomenta a produção local e contempla cada vez mais os gostos do público. Isso vale, inclusive, para todas as idades já que, em Jundiaí, Cidade das Crianças, as atrações para o público infantojuvenil não poderia ficar de fora e marcam presença no Palco Uva Ribas, no Espaço Cidade das Crianças e espalhado pelo Parque, por meio de intervenções artísticas e brincadeiras lúdicas”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

A presença marcante da programação musical, separada por ritmo e estilo em cada um dos cinco palcos do Parque, veio acompanhada do aprimoramento das estruturas. “O Palco do Samba – Uva Bordô, por exemplo, conta com camarim próprio, para um melhor atendimento ao artista que se apresenta”, comentou o diretor de Cultura da UGC, João Carlos De Luca.

O público reconhece a importância das atrações e não esconde a alegria. “São várias opções para todos os gostos. E o melhor, tudo de graça”, comentou Antônio Carlos Neto, que veio de São Paulo para prestigiar o evento. Assim como ele, Mariana Cezar da Silva também aprovou. “As crianças adoraram tudo o que viram. E nós adultos também. É diversão para toda a família.”

Mais – Outra das expansões também pode ser identificada no receptivo da festa, que passou a contar, além da tradicional vila Italiana – com a Casa do Colono, vinhedo e igreja -, também com a Vila do Vinho e a cenografia do navio a vapor em que viajavam os imigrantes. O número de atores contratados também aumentou, passando de 30 para 40, aumento que pode ser notado na alegria com que os visitantes são recebidos no pavilhão principal.

Outra novidade é a possibilidade de o visitante acompanhar – tanto no site oficial da Festa quanto nos telões do Parque – a programação em tempo real em cada um dos palcos e, assim, direcionar-se para o local de maior interesse.

A 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos segue neste sábado (28) até as 22h; domingo (29), das 10 às 21h; além dos dias 3, 4 e 5 de fevereiro. A entrada é gratuita e, como sugestão de ingresso solidário, são arrecadados alimentos não perecíveis nas entradas do Parque para destinação ao Fundo Social de Solidariedade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/28/festa-da-uva-programacao-cultural-consolidada-garante-opcoes-para-todos-os-publicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original