Lei de Incentivo ao Esporte promove aulas de Walking Football em Jundiaí

Publicada em 07/02/2023 às 14:01

Jundiaí agora conta com aulas de walking football, uma espécie de futebol adaptado para a melhor idade. A organização social Walking Football Brasil (WFB), com o patrocínio das empresas Dexco-Deca e Ambev, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Federal, iniciou no município um novo núcleo da modalidade walking football, futebol que se joga caminhando voltado à população 60+. As aulas acontecem no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Nilo Avelino Macedo, no Jardim Esplanada, em parceria com a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL).

Aas aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, divididas em três turmas de 20 alunos cada. Os horários são às 8h, 10h15 e 14h, com os alunos sempre orientados por uma equipe multidisciplinar da WFB, que conta com pelo menos dois professores por turma. Ainda há vagas disponíveis e os interessados devem entrar em contato através de número (11) 98230-7483. Idosos de ambos os sexos podem participar.

O walking football é uma ramificação do futebol preparada para pessoas mais velhas, onde uma das principais regras é jogar caminhando, o que o torna inclusivo, e proporciona relevantes índices positivos de saúde e bem-estar. “Fomos procurados pela organização e assinamos a parceria, cedendo o espaço para as aulas. O futebol adaptado será mais uma modalidade inclusiva na grade de aulas dos nossos Centros Esportivos, que fomenta o esporte e promove a saúde, o lazer e a qualidade de vida da melhor idade, além da interação entre eles que é sempre os dos pontos mais relevantes”, explica o gestor da UGEL, Cláudio Tarallo.

Walking Football promove a atividade física para a melhor idade

O esporte nasceu na Inglaterra e vem se popularizando pelo mundo e é representado no Brasil, pela Walking Football Brasil, organização da sociedade civil, que instituiu a prática no país, capacitando profissionais e democratizando a modalidade, por meio de sua metodologia, para diversos espaços que atuam com a população longeva, como: Núcleos de Convivência da Pessoa Idosa, Clubes e Espaços Comunitários.

Para Ricardo Leme, fundador e CEO da Walking Football Brasil, a modalidade tem um papel social importante para o desenvolvimento e impacto positivo na vida das pessoas 60+ compreendendo a sua heterogeneidade “Atuamos com o esporte para o desenvolvimento humano. Hoje no Brasil, existem mais de 37 milhões de pessoas idosas e o estímulo ao exercício físico, como a prática de walking football, contribui para o bem-estar destas pessoas, além de promover a longevidade ativa”, comenta.

“Quando respeitamos as diferenças das pessoas 60+ e as incluímos em um projeto de futebol que se joga caminhando, atuamos para melhorar o bem-estar físico e emocional destas pessoas, além do promover a construção de um espaço de diálogo e interação social”, relata. Segundo o CEO, a parceria com o município é um grande ganho para a democratização do esporte. “Chegar em Jundiaí, um dos grandes municípios da região metropolitana de São Paulo, é muito significativo para a democratização deste esporte”, finaliza.

Ainda há vagas disponíveis para o futebol adaptado no CECE Nilo Avelino Macedo

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/07/lei-de-incentivo-ao-esporte-promove-aulas-de-walking-football-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original