Complexos Esportivos ganham as cores da Cidade das Crianças

Publicada em 13/03/2023 às 16:47

Em mais uma ação do Programa Cidade das Crianças, implantado pelo governo Luiz Fernando Machado, as pinturas do Programa Pé de Infância chegaram a alguns dos Complexos Educacionais Culturais e Esportivos (CECEs) espalhados pelos bairros. A novidade visa atrair ainda mais crianças aos CECEs, que promovem não apenas o lazer, mas a iniciação no esporte através das aulas gratuitas promovidas pelo Departamento de Esporte Educacional e de Participação da UGEL.

A proposta faz com que diversos pontos da cidade recebam intervenções artísticas coloridas e cheias de formas e desenhos, como forma de incentivo não somente à brincadeira, ao cantar e ao contar histórias, mas também à mudança de olhar e perspectivas, por parte dos adultos e do Poder Público em dar ouvidos, voz e vez para as crianças. Jundiaí realiza, entre os dias 18 a 24 de março de 2023, o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, que irá reunir representantes brasileiros das Redes de Cidade das Crianças e Urban95, das quais o Município é signatário, respectivamente, desde 2018 e 2020. Toda a programação será gratuita.

“A prática esportiva faz parte das iniciativas para o completo desenvolvimento da infância. A Cidade das Crianças tem a atuação conjunto entre as áreas da Educação, Esporte e Cultura para atender as crianças no processo informativo integral, em todas as dimensões do desenvolvimento, como deve ser na prática um governo multiplataforma”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, citando as ações de desemparedamento da infância e os programas Voa pé e Pé de ouvido.

“O objetivo das pinturas é fortalecer a comunicação com os munícipes e mostrar cada vez mais que Jundiaí é a Cidade das Crianças. Os CECEs estão recebendo estruturas de lazer e práticas esportivas que contemplam os conceitos de uma cidade feita para as crianças”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Claudio Tarallo.

A pequena Melissa Gimenez Siqueira, de 5 anos, aprovou as pinturas do CECE Aramis Poli, na Vila Hortolândia. “Gosto muito do parquinho e dos brinquedos, principalmente do labirinto de escalar. Agora vou começar a fazer as aulas de Ginástica Rítmica aqui no ginásio também”, conta.

Melissa adora os brinquedos e aprovou as novas pinturas no Aramis Poli

Também receberam novas pinturas os CECEs Benedito de Lima, José Brenna (Sororoca), Francisco Dal Santo, Mário Milani, Helena Cestari, Vanderlei Sperandio e o Bolão. “A Prefeitura de Jundiaí acredita na potência da criança e na relevância das infâncias para a cidade, e ações como essa valorizam a importância da criança nas políticas públicas propostas pelo governo municipal”, afirma a gestora de Educação Vastí Ferrari Marques.

Pontos de ônibus, paredes de escolas, praças, prédios públicos municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e até mesmo a sinalização de trânsito já receberam intervenções da campanha e têm tornado o cotidiano de crianças e adultos mais conscientes em relação à importância de se priorizar a Infância. Agora é a vez dos Complexos Esportivos, que proporcionam lazer, esporte e qualidade de vida para os pequenos.

Atualmente, Jundiaí possui mais de 30 ações voltadas ao tema Cidade das Crianças. Dentre elas destacam-se a criação do CIEMPI- Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância, o Mundo das Crianças, a Fábrica das Infâncias. “Temos também o comitê das crianças e os conselhinhos escolares de onde a grande maioria das ideias e ações surgiram e se tornaram políticas públicas para o município de Jundiaí”, completa a gestora Vastí.

Espaços específicos nos CECEs de Jundiaí garantem a alegria das crianças

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/13/complexos-esportivos-ganham-as-cores-da-cidade-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original