Comitê das Crianças entrega documento final e dá as boas-vindas para composição de 2023

Publicada em 24/03/2023 às 18:06

O Mundo das Crianças recebeu, na manhã desta sexta-feira (24), a entrega do documento final e despedida do Comitê das Crianças de 2022 e a posse dos integrantes do grupo para 2023. A cerimônia foi realizada durante o encerramento do 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias.

ASSISTA À TRANSMISSÃO NA ÍNTEGRA

Além as crianças e de seus familiares e amigos, o prefeito Luiz Fernando Machado recebeu o documento final do grupo, acompanhado do gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que conduz as reuniões do Comitê, e de Francesco Tonucci e Lorena Morachimo, respectivamente, idealizador e coordenadora das Redes de Cidades das Crianças, da qual Jundiaí faz parte e é a referência da recém-criada Rede Brasileira.

CONFIRA AS FOTOS

Com a posse dos novos integrantes, Comitê chega à sua quinta composição

“O Comitê das Crianças é este espaço em que a cidade dá a voz e a vez para elas. E o Mundo das Crianças, onde agora nos encontramos, é resultado dos desejos das crianças que compuseram a primeira formação do Comitê. Por isso, para as crianças que se despedem, fica aqui o nosso desafio de continuar encontrando formas de ouvi-las. Já para os novos integrantes, damos as boas-vindas e fazemos o apelo para que tratem sua participação com muita responsabilidade. Pois em Jundiaí, Cidade das Crianças, elas são levadas muito a sério e são ouvidas”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Em vez de uma carta impressa ao prefeito, desta vez, o Comitê entregou um vídeo com as suas solicitações e sugestões. Entre as propostas referentes ao Meio Ambiente, o grupo pediu mais plantios de árvores; o incentivo ao transporte sem poluentes, como andar de patins e bicicletas; e a instalação de mais lixeiras, coloridas e atrativas. Sobre planejamento urbano, o assunto que surgiu foi a melhoria das calçadas, para que as gestantes e cuidadores com crianças pequenas possam se deslocar com segurança.

Já para o incentivo ao Brincar, o Comitê pediu uma Corrida de Bicicletas, mas sem competição; mais praças com brinquedos; mais brinquedos adaptados para crianças com deficiências física e visual; além de um Dia da doação e troca de brinquedos entre as crianças.

E a Saúde não ficou de fora. Mais uma vez, as crianças do Comitê fizeram um apelo para que as pessoas se vacinem e deixem de adoecer com doenças que poderiam ser evitadas se as carteiras vacinais de toda a população estivessem em dia.

Comitê presenteou Tonucci com um caderno ilustrado na capa com desenhos deles do pedagogo italiano

“Instituir um Comitê das Crianças é uma das determinações para todos os que aderem à Rede de Cidades das Crianças. Em 2023, chegamos à quinta composição do grupo que, depois de um encontro com o Tonucci e a Lorena esta semana, teve o privilégio de encerrar um ciclo e iniciar um novo, na presença destas visitas especiais”, comentou Peroni.

Acompanhadas dos mediadores Adriana Uemori e Carlos Pasqualin, as crianças também deram a Tonucci e Lorena presentes estilizados com seus desenhos e deram as boas-vindas aos novos integrantes.

Em 2023, o Comitê será composto por 25 crianças, representantes das seis regiões do Município escolhidos por sorteio. A pedido do grupo, uma das vagas foi definida para crianças com alguma deficiência. A sede do Comitê é a Fábrica das Infâncias Japy, mas além das atividades presenciais, o grupo também realiza encontros remotos e expedições a diversos espaços da cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/24/comite-das-criancas-entrega-documento-final-e-da-as-boas-vindas-para-composicao-de-2023/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original