Direito ao Brincar encerra 1º Encontro de Cidades das Crianças, em Jundiaí

Publicada em 24/03/2023 às 17:59

O 1º Encontro de Cidades das Crianças, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, chegou ao fim na manhã desta sexta-feira (24). Com uma cerimônia realizada no Mundo das Crianças, a atividade contou com o quinto e último Fórum da programação, com tema “Direito de Brincar”.

ASSISTA À CERIMÔNIA NA ÍNTEGRA

Sobre o Direito de Brincar, Tonucci e Lorena fizeram suas considerações finais no Encontro

Com a presença de Francesco Tonucci e Lorena Morachimo, a cerimônia contou ainda com a participação do Comitê das Crianças, para o último encontro da formação de 2022 e posse dos integrantes para 2023. Foram também formalizados o reconhecimento de Jundiaí como sede e coordenação da Rede Brasileira de Cidades das Crianças e a assinatura da Lei Municipal nº 9.907/2023, que estipula a primeira segunda-feira de outubro como “Dia do Brincar” na cidade.

CONFIRA AS FOTOS

“A escolha da Prefeitura, por meio do programa Cidade das Crianças, resulta da compreensão de que a cidade depende do desenvolvimento saudável das crianças para que seja boa para todos, algo que deve ser potencializado com a criação da Rede Brasileira. Além dos nossos agradecimentos a todos os participantes, principalmente às crianças, ao Tonucci e à Lorena, este momento de encerramento marca nosso interesse em dar os encaminhamentos necessários e as nossas expectativas pelo Encontro do ano que vem, para o qual já estão todos convidados”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Foram também formalizadas durante a cerimônia as criações da Rede Brasileira e o Dia do Brincar

Agradecendo pela receptividade que encontrou na cidade, Tonucci fez as suas últimas considerações sobre o tema do Fórum de Encerramento. “Encerramos hoje a nossa breve estadia em Jundiaí, mas que permitiu abordarmos os pontos significativos de nosso projeto, centrado na autonomia das crianças e em seu direito de brincar. Este último, além de garantido pela Convenção dos Direitos das Crianças, é o motor especial para o desenvolvimento das Crianças. E o brincar deve ser livre e sem custo, deve ter exploração, aventura, surpresa, risco, obstáculo, o que não combina com supervisão e vigilância. E o Mundo das Crianças onde estamos contém todos esses elementos”.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, aproveitou a ocasião para explicar o símbolo da Rede Brasileira, com uma ilustração de Frato, nome artístico utilizado por Tonucci. “Trata-se de uma criança que traz numa mão um estilingue, sua forma de estar preparada para o embate com os adultos. Mas o estilingue não traz pedras, pois está armado de ideias. Na outra mão, a criança traz uma peteca, brincadeira inspirada nos povos indígenas, origem do Brasil. Tudo isso com a natureza ao fundo. Isso nos inspira muito. O que, antes do início do Encontro, era um sonho, hoje já é realidade, compartilhada por mais de dez Municípios, das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Restam agora a magia e o desejo de continuar transformando nossas cidades em Cidades das Crianças”.

Cerimônia de encerramento foi realizada na Arena Capivara do Mundo das Crianças

Assim como ao longo da semana, Lorena trouxe mais exemplos de práticas desenvolvidas pelas cidades e elogiou o protagonismo do Município. “Parabenizo Jundiaí por sua aposta política de aderir à Rede e foi isso que fez da cidade uma chave importante na articulação da Rede, não só Brasileira, como também Latino-Americana e Mundial. Isso tudo resulta das práticas já desenvolvidas, como as Ruas de Brincar, e a escuta das crianças. Foi o Comitê daqui que pediu um espaço como o Mundo das Crianças, onde vimos a casa da árvore. Esse é um pedido recorrente dos Comitês espalhados pelo Mundo e Jundiaí já colocou em prática”.

Assim como as atividades do Encontro, a cerimônia de encerramento também contou com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Também participaram da cerimônia de encerramento o vice-prefeito, Gustavo Martinelli; gestores da Prefeitura; o presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Albino; e vereadores.

Durante a cerimônia, foi também realizada a reunião do Comitê das Crianças

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/24/direito-ao-brincar-encerra-1o-encontro-de-cidades-das-criancas-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original