Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ para organização da Bulgária

Publicada em 28/03/2023 às 16:22

O prefeito Luiz Fernando Machado participou, nesta terça-feira (28), de um webinar promovido pela organização “For Our Children”, que atua na Bulgária, há 30 anos, com temas relacionados à infância. O convite para tratar das boas práticas de Jundiaí pelo programa Cidade das Crianças surgiu de pesquisa realizada pela organização búlgara em materiais da Rede Urban95, iniciativa da Fundação Bernard van Leer, e da qual o Município faz parte.

Luiz Fernando fez uma apresentação sobre o perfil de Jundiaí e apresentou os oito eixos que compõem o programa municipal e que são tratados de maneira intersetorial pelas Unidades de Gestão da Prefeitura. Compartilhou ainda com os cerca de 30 participantes a recente experiência do Município ao sediar o 1º Encontro de Cidades das Crianças, tendo sido indicada, pelo idealizador do projeto, o pedagogo italiano Francesco Tonucci, como sede e referência da recém-criada Rede Brasileira de Cidades das Crianças.

Luiz Fernando apresentou as diversas iniciativas da Prefeitura pelo programa Cidade das Crianças

“A partir de uma escolha do governo, Jundiaí se desenvolve a partir da política pública prioritária com foco nas Infâncias, desde a gestação. Isso vai ao encontro do que preconizam as Redes de que somos parceiros e na prática é confirmado por meio da escuta das crianças, do fomento à sua autonomia, no planejamento urbano pensado a partir delas e da tomada de decisões em cima de dados e na seriedade com que tratamos a importância do Brincar”, afirmou Luiz Fernando para a plateia virtual, curiosa com cada uma das iniciativas apresentadas, como o Comitê das Crianças, o Receituário Lúdico, as Ruas de Brincar, o Dia do Brincar, o Mundo das Crianças e a Fábrica das Infâncias Japy.

Após a apresentação, Trendafil Meretev, gerente de projetos da organização búlgara, foi só elogios para a cidade. “Depois do que vimos, todos aqui gostaríamos de voltar a ser crianças e morar em Jundiaí. Que cada vez mais cidades se inspirem no exemplo de Jundiaí e que nossos políticos e gestores possam ter este contato e aprender com vocês. Prometo visitar sua cidade em breve e ver isso tudo com meus olhos”, comentou.

Também acompanharam a apresentação on-line, o gestor de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia, e o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é ponto focal do programa Cidade das Crianças.  

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/03/28/jundiai-apresenta-cidade-das-criancas-para-organizacao-da-bulgaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original