Fórum de Aprendizagem busca inclusão de jovens no mercado de trabalho
Publicada em 26/05/2023 às 10:30A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizou, na manhã desta quinta-feira (25), a 6ª edição do Fórum de Aprendizagem Profissional do Adolescente e do Jovem de Jundiaí. O encontro foi realizado no auditório do Senac Jundiaí, com as participações de representantes da Prefeitura, do Ministério Público, do Ministério do Trabalho, além de instituições qualificadoras e empresas da região.
O Fórum, que está vinculado à Divisão de Inclusão produtiva e Qualificação Profissional da UGADS, tem como objetivo o enfrentamento do trabalho informal de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da aprendizagem formal e contratação por empresas parceiras como instrumento social de transformação. O gerente do Senac Jundiaí, Mauro de Nardi Costa, também deu boas-vindas aos jovens.
“A ideia desses encontros é sensibilizar as empresas para que elas abram vagas para os jovens, até porque essa contratação está prevista em Lei. Por isso, enquanto Poder Público, temos de proporcionar todas as oportunidades possíveis para os jovens. E para isso, as parcerias com as instituições qualificadoras e as empresas são fundamentais “, disse a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant.
A Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) afirma que empresas de médio e grande porte, em todo o Brasil, devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes em regime especial. Desse modo, a lei garante que os jovens trabalhem, porém, sem interferir na vida escolar.
No encontro desta quinta, os jovens apresentaram um talk show e falaram sobre os desafios no mercado de trabalho. “Na entidade que estou vinculado, nós temos um dia de teoria e um dia na empresa como menor-aprendiz. E isso ajuda muito, pois a gente aprende sobre vários aspectos da administração e isso dá bagagem para entrar mais preparado no mercado de trabalho”, lembrou o jovem Bryan Rodrigues Gomes de Jesus.
Os próximos encontros do Fórum em 2023 estão marcados para os dias 24 de agosto e 23 de novembro. Interessados em mais informações sobre a participação na iniciativa podem ligar para a da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS, podem entrar em contato pelos números (11) 4589-6771/6772/6789.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original