FabLab inicia projeto de ensino de programação e robótica para crianças

Publicada em 11/06/2023 às 08:00

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) iniciou no FabLab, laboratório de fabricação digital instalado no Complexo Argos, um projeto piloto de ensino de programação e introdução à robótica para alunos da rede municipal de ensino.

Utilizando as estruturas do laboratório, como Chromebooks (notebooks com sistema operacional do Google), lousa interativa, “Micro Bit” (dispositivo de informática desenvolvido pela BBC inglesa) e o programa Scratch, a proposta da formação é incentivar a criançada a desenvolver, por meio da criatividade, projetos, jogos e atividades com foco na aprendizagem em programação. A formação tem uma aula semanal de duas horas, por oito semanas, durante o contraturno escolar, e com a mediação da equipe do laboratório.

“É por meio de iniciativas como esta que Jundiaí garante a sua reconhecida vocação como cidade inteligente e conectada, e que dá protagonismo ao seu maior ativo, as nossas crianças e demais cidadãos, para que desenvolvam a partir de seus potenciais uma realidade cada vez mais alinhada com as expectativas mundiais”, enfatizou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Uma das estruturas utilizadas pelo grupo é a dos Chromebooks

Para a primeira fase do projeto, participam cerca de 20 crianças, de oito a dez anos, inscritas por interesse, de algumas escolas da rede municipal. Entre as atividades já desenvolvidas pelo grupo estão a criação deum vulcão digital, uma tabuada divertida, circuito de corrente elétrica, semáforo inteligente e um contador de passos.

A gestora da Educação, Vastí Ferrari Marques, explica a proposta em desenvolvimento. “Além de otimizar e incentivar o uso do FabLab, esta iniciativa vem ao encontro do programa Escola Inovadora, na medida em que dá aos nossos alunos ferramentas cada vez mais requisitadas, como conhecimentos em Informática, criatividade na tomada de decisões e habilidades em encontrar soluções para os mais diversos problemas”.

Um dos participantes, Guilherme Quinelato, de dez anos, é aluno da Emeb Marcos Gasparian (Centro). “Eu decidi participar, pois queria melhorar algumas habilidades, como por exemplo, a plataforma ‘Scratch’ e os ‘Micro Bit’. E aproveitei também pra melhorar meu Inglês, já que escolhi deixar o painel nesse idioma e treinar. Se eu não tivesse vindo, teria ficado em casa jogando e comendo”, brincou Guilherme, que quer se tornar engenheiro de profissão e atualmente prefere as aulas de Educação Física e Matemática.

Já com o Micro Bit, Guilherme utilizou o dispositivo no encontro desta semana como contador de passos

A diretora do Centro de Línguas e Tecnologia da Informação Antonio Houaiss, Carolina Bertolo, compartilha os próximos passos da proposta. “Começamos com esta turma, para formatação do projeto, e para o segundo semestre iremos divulgar para toda a rede municipal e organizar as turmas conforme o número de inscritos”, explicou.

Mais FabLab
O FabLab foi implantado em Jundiaí em 2018, numa parceria estabelecida pela Prefeitura pela rede Sesi, e é a primeira unidade municipal da rede de laboratórios existente no mundo todo.

Interessados do público em geral também podem acessar FabLab, gratuitamente, para o desenvolvimento de projetos. Basta apresentar a sua proposta à equipe do laboratório, que fará a indicação do agendamento e o material necessário, esse sim para custeio por parte do interessado. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente ou pelo telefone 4588-5377. Para o público em geral, o FabLab fica aberto de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h30.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/06/11/fablab-inicia-projeto-de-ensino-de-programacao-e-robotica-para-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original