Mês do Patrimônio: visitantes conhecem a rota industrial da Vila Arens

Publicada em 05/08/2023 às 13:52

A Vila Arens foi palco, neste sábado (5), de uma visita mediada sobre o início da industrialização de Jundiaí. Acompanhados pelo diretor de patrimônio histórico da Unidade de Gestão de Cultura, Elizeu Marcos Franco, e do educador social Denilson André, os visitantes passaram por pontos como Estação Ferroviária, e os locais onde funcionaram a Tecelagem Japy, a Tecelagem Milani, a Argos Industrial S/A e a Vila Operária Argos Nova.

“O público se inscreveu pelo site da Cultura e gostou muito de conhecer todos os pontos e sobre as histórias e memórias desses lugares. Os participantes também compartilharam suas próprias memórias”, comentou Elizeu. Segundo ele, em 2017, o mês de agosto tornou-se, em Jundiaí, o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, que já está em sua 6ª edição. Uma extensa e variada programação discute questões importantes ligadas à preservação da história e das memórias do município. Neste ano o tema é “Patrimônio Cultural, Educação e Economia Criativa: Humanidades e Processos Formativos”.

Segundo Elizeu, as atividades programadas para agosto têm como objetivo fomentar a educação do patrimônio cultural. “É fundamental que as pessoas conheçam, valorizem e protejam os nossos patrimônios. Esperamos que as ações propostas possam expandir o conhecimento e manter viva a memória dos nossos bens culturais.”

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO MÊS DO PATRIMÔNIO.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/05/mes-do-patrimonio-visitantes-conhecem-a-rota-industrial-da-vila-arens/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original