Prefeitura coleta mais de 1 tonelada de lixo eletrônico em 2023

Publicada em 07/09/2023 às 08:00

Com a crescente evolução da tecnologia e a alta variedade de aparelhos eletrônicos no mercado, a quantidade de lixo eletrônico descartado é sempre muito alta. Sendo assim, a Prefeitura de Jundiaí oferta ao cidadão lugares para a realização do descarte correto dos equipamentos e, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, foi coletado 1,28 tonelada de resíduos.

Os lixos eletrônicos compreendem pilhas, baterias de telefone, baterias automotivas, computadores, celulares, impressoras, teclados, controles de videogame, CPU’s, entre outros. O descarte deve ser feito nos ecopontos (clique aqui para conferir os endereços). Caso o munícipe tenha uma grande quantidade de resíduos e não tenha condução, ele poderá aguardar a coleta seletiva do bairro e entregar o material nas mãos do coletor. As pilhas e baterias podem ser entregues também no ponto de coleta do Complexo Argos ou na coleta de recicláveis do bairro.

Material descartado pela população no Ecoponto do Gerresol, no Distrito Industrial
Material descartado pela população no Ecoponto do Geresol, no Distrito Industrial

Para descarte, eles devem ser colocados em pequenas caixas e serem identificados. Pilhas e baterias podem, ainda, ser armazenadas em sacolas. “É fundamental que o munícipe faça essa identificação e descarte corretamente o resíduo. Esses equipamentos possuem compostos químicos perigosos e podem gerar a contaminação do solo ou até mesmo do coletor”, afirma o Diretor de Limpeza Pública, Marcio Moraes.

Vale salientar que o descarte irregular é considerado crime ambiental passível de punição e multa, segundo as Leis Municipais nº 2140/1975 e nº 7.186/2008. “Em mais uma iniciativa sustentável, a Prefeitura dispõe de ecopontos para que o cidadão faça o descarte correto dos matérias. Dessa maneira é possível garantir a destinação adequada dos materiais, reduzir os impactos causados no meio ambiente e contribuir para que tenhamos um mundo com mais qualidade de vida no presente e no futuro”, ressalta o Gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/07/prefeitura-coleta-mais-de-1-tonelada-de-lixo-eletronico-em-2023/