Agenda cultural tem espetáculos com os corpos artísticos, Festival Temático no Expressa e FLIJ

Publicada em 22/09/2023 às 09:13

Para este final de semana, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou uma extensão programação gratuita para a Agenda Cultural, com espetáculos de todos os corpos artísticos, a edição de setembro do Festival Temático do Espaço Expressa, o último final de semana da 4ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) e ainda as atrações para o público infantojuvenil pelo programa municipal Cidade das Crianças. Confira a programação em detalhes:

Festival Temático Espaço Expressa
Neste sábado (23) e domingo (24), o Espaço Expressa (avenida União dos Ferroviários, 1760 – antigo Complexo Fepasa) recebe das 10h às 22h a edição de setembro de seu Festival Temático, que desta vez tem como eixo principal “Convivência”.

Além das intervenções artísticas e apresentações culturais, somente para a programação musical desta edição o Festival contará com as bandas: Yoru, Los Sem Fronteiras, Trovadores Urbanos, Bandinha da Cotonete Maria, Trio Pitomba, Tio Kelé, Frutos da Terra, Três no Choro e Mamata.

Já as delícias gastronômicas da vez ficarão a cargo dos permissionários das feiras e varejões municipais e dos integrantes das Rotas Turísticas de Jundiaí, em especial, da Rota do Vinho, que preparou como novidade desta vez uma “Estação Gourmet”, sobre vinhos e suas harmonizações.

O Espaço Expressa tem entrada e estacionamento gratuitos.

Confira a programação completa do Festival Temático no sábado (23) e domingo (24).

4ª FLIJ
A edição de 2023 da FLIJ chega à conclusão neste fim de semana, com mesas literárias, rodas de conversa, intervenções artísticas, workshops, feiras de livros, concurso de Cosplay, entre outras atividades temáticas, no Espaço Expressa, durante o seu Festival Temático.

Mas antes, já nesta sexta-feira (22), às 18h30, a FLIJ realiza na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (rua Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos) o sarau “Viagem Literária, nas estações: a parada é poesia!”, pelas seguintes estações: “Da Ilíada à poesia hoje”, “A poesia que sai de sua boca” e “As palavras registram o que me tocam”.

Confira a programação completa no site da 4ª FLIJ

Corpos artísticos
A Agenda Cultural deste fim de semana irá contar ainda com as participações de todos os quatro corpos artísticos ligados à UGC. No sábado (23), a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) apresenta em seu quinto concerto da temporada um programa especial em comemoração pelos 190 anos do compositor alemão Johannes Brahms. A apresentação será no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) e começa às 20h. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados tanto na bilheteria do Teatro quanto na internet, por meio da plataforma Sympla, a partir das 10h30 da sexta-feira (22).

Já no domingo (24), pela manhã, a Cia. de Teatro de Jundiaí apresenta a sua versão bem humorada de “Robin Hood”, o famoso arqueiro medieval justiceiro e seu bando. A apresentação será na Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens) e começa às 10h30.

No período da tarde, às 17h, o Coral Municipal de Jundiaí (adulto) também se apresenta, como parte das programações da 4ª FLIJ e do Festival Temático no Espaço Expressa. A apresentação será na Sala Santos-Jundiaí de espetáculos.

E para encerrar a noite de domingo, no Teatro Polytheama, a Cia. Jovem de Dança se apresenta a partir das 19h, com a estreia da coreografia “Dança pra Lua”, além da reapresentação de “Coup de grâce” e “Entre o corpo e o azul”. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados a partir das 10h30 do sábado (23), tanto na bilheteria do Teatro quanto na internet, por meio da plataforma Sympla.

Cidade das Crianças
Além das atrações integrantes da programação geral voltadas para o público infantojuvenil, a biblioteca da Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, s/n – Vista Alegre) recebe a companhia teatral jundiaiense Rick & Kelly às 19h para uma sessão de teatro baseada na obra “Reinações de Narizinho”, um clássico de Monteiro Lobato em que, além da neta de Dona Benta, aparecem as famosas personagens Emília, tia Nastácia, Visconde, Cuca e Saci.

Exposições
Quem preferir aproveitar o final de semana para conferir as exposições gratuitas em cartaz em Jundiaí tem tanto o sábado (23) quanto o domingo (24) para fazer sua visita, das 10h às 17h. No Espaço Expressa, durante o Festival Temático, o visitante poderá conferir no Museu dos Ferroviários a exposição permanente Ferrovias… muito além dos trilhos.

No Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro), segue em cartaz a exposição Holocausto: para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita, com classificação etária indicada para maiores de 12 anos, acompanhados de seus responsáveis.

Quem participar do Festival Temático no Espaço Expressa, poderá visitar também o Museu dos Ferroviários

Já na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro), a exposição da vez é Memórias da Terra Querida, Jundiaí, do artista plástico Luca Ferrari, e no Espaço de exposições Sônia Cintra da Biblioteca Municipal, Diversidade em Contraluz, de Maurici Chinaque.

Todos os detalhes da Agenda Cultural da Prefeitura podem ser conferidos no site da Cultura e em seus canais no Facebook e Instagram.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/22/agenda-cultural-tem-espetaculos-com-os-corpos-artisticos-festival-tematico-no-expressa-e-flij/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original