Alunos da EMEB Fatima Pandolpho visitam horta urbana do Novo Horizonte
Publicada em 30/09/2023 às 08:00Cerca de 40 alunos de duas turmas do G5 da EMEB Fátima Damasio dos Santos Pandolpho, no Jardim Novo Horizonte, visitaram, na sexta-feira (29), a Horta Urbana do bairro. Na ação, além de aprender sobre a comercialização, os alunos fizeram ações de educação ambiental na horta, como contempla o programa Desemparedamento da Escola, prática educacional de Jundiaí que intensifica o contato com a natureza como ambientes de aprendizagem.
“Essas ações são muito importantes porque as crianças estão conhecendo um espaço da comunidade e que podemos trabalhar diversos conceitos, como alimentação saudável, comércio local e a sensação de pertencimento dos próprios alunos”, disse a professora Bruna Nayara Bertolini.
As crianças se divertiram em meio aos canteiros. A pequena Sophia Vital da Costa Moura, de 5 anos, aprovou. “Eu gosto muito da alface porque faz bem para a saude”. Assim como o menino Heitor Ribeiro, de 6 anos: “Eu adoro comer alface na comida”.
Na visita, os alunos também fizeram uma “pulseira da natureza”, prática que envolve o recolhimento de folhas e frutos, a colagem na pulseira para discussão em sala de aula. “Com a pulseira da natureza, os alunos exploram as texturas e formas da natureza, e aí conseguimos fazer a categorização do que foi recolhido por eles”.
“Nós insistimos, no dia a dia, para as crianças experimentarem e conhecerem alimentos saudáveis. E depois que explicamos a importância, eles passaram a se interessar e a comer melhor”, disse a professora Telma Bueno de Oliveira.
O permissionário da horta, seu Juraci Batista Gomes, reitera a satisfação de receber as crianças na horta. “Em toda vida gostei de crianças. Então explicar sobre a terra e mostrar a produção são uma felicidade enorme. Por isso a horta está aberta, porque faz parte da educação ambiental também”, reforçou.
A coordenadora do Programa de Hortas Urbanas, Rita Stringari, salienta a importância do programa. “Essas atividades mostram que as hortas urbanas estão cumprindo um papel importante de estimular o contato de crianças com a natureza, principalmente partindo do ponto de vista da educação ambiental. Elas aprendem muitos conceitos que contribuem para que sejam agentes de transformação para uma cidade sustentável”, destacou.
O Programa Horta Urbana é uma ação interdisciplinar promovida pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e que conta com o apoio das Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). Atualmente, está presente em sete bairros, com outras 14 hortas em fase de implantação.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original