Corrida e brincar livre estimulam as crianças no enfrentamento à obesidade em 2º ‘Mexam-se’

Publicada em 07/10/2023 às 15:48

A manhã deste ensolarado sábado (07) marcou o acontecimento da 2ª edição do Mexam-se de 2023, um Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil, promovido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE). Aproximadamente mil pessoas, entre estudantes e familiares, compareceram ao Mundo das Crianças para divertidos momentos de interação e brincadeiras ao ar livre.

Principal atividade do dia, a corrida agitou a molecada. Amigos desde a creche e agora no 4º ano da EMEB Aparecido Garcia, Lucas Henrique e Luiz Henrique, conquistaram as suas medalhas. “Eu amo correr, mas é a primeira vez que participo de uma competição e me diverti muito”, comenta Lucas. “O mais importante de tudo é ter esse momento para brincar com os amigos”, completa Luiz.

Luiz e Lucas são amigos desde a creche e participaram juntos da prova de corrida

Bruna Mancini Gomes, mãe do Lucas, aprovou a iniciativa. “São momentos para retirá-los das telas e coloca-los para brincar ao ar livre, interagir e cuidar também da saúde”, afirma.

Segundo a coordenadora da área de educação física da Unidade de Educação, Fanny Hadad, levar as crianças para brincadeiras ao ar livre é uma importante estratégia para o enfrentamento à obesidade. “As brincadeiras são a melhor forma de colocar as crianças para praticar atividades físicas. A presença dos pais ainda ajuda na sensibilização e no alerta para a importância do tema. Ainda complementamos a manhã servindo maçã aos alunos, para incentivar uma alimentação saudável, prática que acontece diariamente nas escolas”, ressalta.

Prova de corrida foi o grande atrativo desta 2ª edição do Mexam-se 2023, no Mundo das Crianças

O Programa tem início ainda na escola, com a pesagem e medida da altura de todas as crianças. Quando necessário, o aluno é encaminhado para a Unidade de Gestão de Saúde (UGSP) e também para a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) para que faça atividades físicas. A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e a Escola Superior de Educação Física (ESEF) também fazem parte do circuito.

Além da EMEB Aparecido Garcia, em 2023 também participam os estudantes da Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, Aparecido Garcia, Janete Ferreira do Prado, Berthola Faca e Ivo de Bona. A próxima edição do Mexam-se acontecerá em novembro.

Criançada aproveitou para brincar livre e se refrescar do calor

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/07/corrida-e-brincar-livre-estimulam-as-criancas-no-enfrentamento-a-obesidade-em-2o-mexam-se/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original