Poluição sonora: fiscalizações de motos barulhentas são intensificadas
Publicada em 11/10/2023 às 08:15Um dos principais motivos de reclamações de munícipes, o barulho de escapamentos adulterados ou irregulares das motocicletas causam danos à saúde auditiva, além de ser uma prática proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para inibir essa irregularidade, os agentes de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) com apoio da Guarda Municipal estão realizando operações em diferentes locais em Jundiaí, intensificando as fiscalizações.

“Muitos moradores reclamam da questão da perturbação do sossego, a qual traz sérios prejuízos para pessoas idosas e crianças pequenas, por isso, estamos realizando essas operações, porém, é importante ressaltar que os agentes também podem atuar durante as ações e atendimentos rotineiros, sem realizar abordagem. O objetivo é coibir os condutores que infringem a lei, e causam incômodo para as outras pessoas”, explica o diretor de Trânsito, Esdras Cintra Júnior.
Além disso, também a adulteração do escapamento prejudica o meio ambiente ao liberar muito mais poluentes do que o normal.
Nessa semana, uma operação de fiscalização na região da Ponte São João, resultou em:
> 16 autuações;
> 33 pessoas abordadas;
> 30 motos fiscalizadas;
> 4 motos recolhidas para o pátio;
> 1 homem foi conduzido à delegacia pela GM por porte de drogas.
“Estamos procurando dar a sensação de segurança aos moradores da região. Este trabalho em conjunto além de fiscalizar as motocicletas irregulares tem o objetivo de diminuir a criminalidade como a condução e a detenção que fizemos deste jovem que portava drogas em sua mochila”, comenta o subinspetor chefe do programa Bairro Seguro, Kennedy Lombardi.



CTB – O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 230, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave, e as penalidades previstas para a conduta são: a) multa; b) cinco pontos na carteira; e c) retenção do veículo até que a situação seja regularizada.
Vale destacar que a substituição do escapamento não é proibida pela legislação, desde que mantidas as características originais do equipamento no tocante a ruídos e emissão de poluentes.
Denúncias – As reclamações de casos de motos barulhentas, entre outras denúncias relativas ao trânsito, podem ser feitas pelo telefone: 156, ou ainda pelo aplicativo, ou site da Prefeitura.
Assessoria de Imprensa
-
22/02/2025
Jundiaí reforça a segurança no trânsito com capacitação de agentes e parceria com a Polícia Militar
-
22/02/2025
Com foco na segurança e ordem, Carnaval contará também com monitoramento remoto
-
21/02/2025
Jundiaí reforça higienização dos ônibus com com tecnologia moderna e sustentável
-
20/02/2025
Prefeitura abre inscrições para alvará esporádico de transporte escolar
Baixe as fotos desta notícia na resolução original