Gestores visitam ciclovias de Copenhague e conhecem modelos inovadores de mobilidade

Publicada em 12/10/2023 às 12:20

Os gestores da Prefeitura de Jundiaí estiveram nesta quinta-feira (12) em Copenhague, na Dinamarca, para conhecer o sistema ciclável da cidade. A visita faz parte de uma agenda ampla, focada na internacionalização do município e com o objetivo de conhecer modelos inovadores de desenvolvimento, qualidade de vida e mobilidade.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, pedalou ao lado dos gestores Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão) e Aloysio Queiroz, (Mobilidade e Transporte), além do Diretor de Transporte, Leslie Tealdi. “São 400 quilômetros de ciclovias e muitas áreas verdes. É um modelo inspirador.”

Ele destacou que em Copenhague o desenvolvimento urbano conecta todos os modais. “O compartilhamento das vias entre carros e bicicletas é muito interessante. Aqui a prioridade é do ciclista e do pedestre. Além disso, o transporte público é bem distribuído.” O gestor mencionou ainda que Copenhague é uma das cidades mais desenvolvidas do mundo. “É o maior IDH que temos notícias, 0,940.”

Aloysio Queiroz completou dizendo que a cidade tem 60% das viagens feitas com bicicleta. “Os modais se respeitam, são organizados e harmônicos.”

História – Parimoschi também mencionou que, há 10 anos, após sofrer com fortes chuvas e enchentes, a cidade encontrou, fazendo piscinões em parques, a solução para a questão. “Essas áreas têm comportas para chuvas, para diminuir a vazão da água para a cidade. Elas cumprem a função ambiental, de entretenimento e lazer e servem como canal de drenagem. Há inteligência de desenvolvimento urbano em Copenhague. Temos discutido isso em relação ao Rio Jundiaí, para que os bairros não sejam inundados. E essa é uma grande solução que discutiremos.”

Para ele, a visita irá inspirar novos passos de Jundiaí. “Temos que pensar nas próximas gerações e subir o nosso IDH. O desenvolvimento urbano, de forma inteligente e planejada, é fundamental para isso.”
A equipe jundiaiense também conheceu na quarta-feira (11) a sinalização da cidade, que prioriza as bicicletas.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/12/gestores-visitam-ciclovias-de-copenhague-e-conhecem-modelos-inovadores-de-mobilidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original