Jundiaí tem vários programas para escoamento da produção rural

Publicada em 13/10/2023 às 08:00

A população de Jundiaí sempre tem oferta de frutas por onde passa na cidade. A Prefeitura, por meio da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), desenvolveu uma série de programas para reforçar os equipamentos de abastecimento e escoamento da produção com o objetivo de promover a conexão entre o produtor e o consumidor.

“A proposta é oferecer alimentos frescos e de qualidade à população, a preços mais acessíveis. Com isso, estamos estimulando uma alimentação mais saudável, proporcionando uma dieta variada e saborosa para os jundiaienses”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

Os munícipes podem encontrar as saborosas frutas nas feiras livres, nos varejões, inclusive noturnos, nos bairros com o projeto Produtor na Praça e no Circuito das Frutas nos Terminais de ônibus da cidade. “Na ida ou na volta do trabalho, a população pode fazer suas compras e se abastecer com produtos do dia”, completa o prefeito.

Frutas são vendidas em barracas espalhadas pela cidade e nos terminais de ônibus

O cultivo da Uva Niagara é o carro-chefe do município e o motivo da tradicional Festa da Uva, que ocorre anualmente nos meses de janeiro e fevereiro e chega à 39ª edição em 2024. A fruta está presente em 398 propriedades do município. “Embora as uvas ainda sejam nosso cartão de visitas, outras frutas, tais como tangerina poncã, caqui, pêssego e morango, e uma grande variedade de legumes e verduras também são produzidas na Zona Rural da cidade”, disse o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

A produção agrícola é variada em Jundiaí e tem ainda cultura de caqui, pêssego, goiaba, ameixa, pitaia, legumes e verduras. O município contabiliza 974 unidades produtoras, das quais 95% possuem até 50 hectares. Portanto, a agricultura familiar é a base do agronegócio do município, com pequenas e médias propriedades tocadas pelas famílias.

Goiaba é uma das culturas plantadas em Jundiaí

Reconhecimento

Em abril, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) emitiu documento de reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) da uva Niagara Rosada de Jundiahy, na categoria Indicação de Procedência. A escrita com as letras “h” e “y” se justifica pois, no passado, entre o final do século 19 e início do século 20, a uva era cultivada numa imensa área de terra que se chamava Jundiahy. Depois os municípios foram desmembrados – Jundiaí, Louveira, Itupeva, Jarinu e Itatiba.

Turismo

A produção de frutas e hortaliças também é atrativo turístico do município, que preparou Rotas Turísticas para o visitante conhecer, por exemplo, o bairro Traviú, um dos berços da imigração italiana. O passeio oferece a oportunidade de degustar as frutas no pé.

Rotas turísticas têm atrações para toda a família

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/13/jundiai-tem-varios-programas-para-escoamento-da-producao-rural/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original