Comitiva de Jundiaí conhece instalações para formação de cães-guias da Adimax

Publicada em 20/10/2023 às 10:33

Uma equipe composta por servidores municipais, Guarda Municipal, Instituto Luiz Braille e Hospital Universitário visitaram, na última quarta-feira (11), as instalações do centro de formação de cães-guias do Instituto Adimax, em Salto de Pirapora. O encontro foi articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), e teve como objetivo estreitar laços e vislubrar novas parcerias, além de conhecer a estrutura do maior centro de formação de cão-guia da América Latina.

Um dos pontos de parada da visita foi a maternidade dos cachorros

Segundo dados do último senso, no Brasil existem mais de 7 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual e o cão-guia traz a elas uma autonomia gigantesca para as atividades do dia, além da socialização. “As visitas que recebemos no Instituto Adimax são sempre de extrema importância para o nosso trabalho e para a divulgação da nossa causa, pois é a melhor forma de educar, conscientizar e demonstrar toda a relevância do nosso trabalho na sociedade e a transformação na vida das pessoas com deficiência”, explica Fábio Arruda, Analista de Relações Institucionais do Instituto Adimax.

A parceria entre a Prefeitura e o Instituto Adimax não é uma novidade. Em junho deste ano, a empresa fez a doação de uma tonelada de ração para a Campanha Focinho Solidário. Os alimentos foram encaminhados para as famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS). Em setembro, também foram doadas 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam.

Equipe conheceu toda a estrutura montada pelo Instituto Adimax

Para a terapeuta ocupacional e coordenadora da linha de cuidado do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Gabriela Tripicchio Gonçalves, a visita foi interessante. “Existem várias pesquisas com os animais, dos benefícios que eles trazem para as pessoas com transtorno espectro autista, de como eles conseguem ajudar a se regular no momento de crise, de agitação. Acredito muito que, nesse momento, possamos pensar na questão da indicação para os usuários do SUS, para que possam se cadastrar para fazer parte, para entrar no processo de seleção do Instituto. Quem sabe, em algum momento, seja possível fazer uma parceria, aproximar o Instituto dos Serviços de Saúde”, vislumbra.

“O Instituo Adimax já esteve conosco em algumas ações em Jundiaí e vemos a possibilidade de ampliar ainda mais essa parceria, agora em ações com pessoas com deficiencia visual ou mesmo que tenham transtorno do espectro autista, seja na troca de conhecimento com os profissionais que atuam diretamente com esses pacientes ou mesmo compartilhando a informação para que eles possam entrar na fila para receber um cão”, explica Roseane Cruz, assessora de políticas governamentais.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/20/comitiva-de-jundiai-conhece-instalacoes-para-formacao-de-caes-guias-da-adimax/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original