1º Fórum Regional de Direitos Humanos é realizado em Jundiaí

Publicada em 26/10/2023 às 16:45

Nesta quinta-feira (26), foi realizado, no Centro Universitário UniAnchieta, o 1º Fórum Regional de Direitos Humanos. Com discussões voltadas à Sustentabilidade, Dignidade Humana, Meio Ambiente, Diversidade, Educação, Políticas Públicas e Cidadania, Vida e Liberdade, Segurança e Sociedade, e Intergeracionalidade, o encontro reuniu participantes da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), além de Itatiba. O evento contou também com a participação do Secretário Estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.

“Com esse fórum, nós queremos buscar, por meio da discussão qualificada, gerar os meios democráticos de interação e participação social para com todos os grupos. Os municípios precisam, cada vez mais, estabelecer políticas públicas eficazes e que contemplem todas as pessoas” reforça o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, que representou o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Dr Fábio Prieto palestrou no evento

O Fórum teve como finalidade o fomento da discussão qualificada dos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana levando em conta sua integralidade, buscando subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas na área, com potencial de abrangência à toda a Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), considerando nas discussões e proposições temáticas a realidade, aplicabilidade e autonomia de cada Município.

Segundo o assessor de Políticas Públicas de Direitos Humanos, da Prefeitura de Jundiaí, Paulo Fernando de Almeida, o encontro foi essencial para o estabelecimento dessas políticas públicas em conjunto. “Nós conseguimos discutir a importância do fomento dos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana considerando esse papel transformador na sociedade, bem como reforçar a observância dos direitos humanos no desenvolvimento de políticas públicas”, disse.

“Nós temos a obrigação, enquanto gestores públicos, em dar materialidade às políticas públicas que são discutidas. A ideia, enquanto uma discussão regional, é dividir esforços para multiplicar resultados e melhorar a vida das pessoas”, disse o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, que falou também sobre as políticas aplicadas em Jundiaí.

O secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Fábio Prieto, falou sobre a necessidade de discutir os direitos humanos de uma maneira abrangente e inclusiva. “Precisamos ter uma visão equilibrada sobre os direitos humanos e criar instrumentos políticos que abranjam a sociedade como um todo”, disse.

Ao final do encontro, os gestores também conheceram a feira dos sabores e saberes, que mostrou produtos das cidades que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí. No estande de Jundiaí, foram representados as rotas turísticas e o artesanato do Jundiaí feito à mão.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/26/1o-forum-regional-de-direitos-humanos-e-realizado-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original