Em Jundiaí, campanha para conscientizar sobre o câncer de mama vai de outubro a outubro

Publicada em 05/11/2023 às 08:00

A campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, no Município, não terminou no dia 31, último dia do mês. As ações, com foco no diagnóstico, na prevenção e na promoção da qualidade de vida, permanecem ao longo do ano na rede municipal de saúde.

“Em Jundiaí, o alerta vai de Outubro a Outubro. A saúde é nossa prioridade e seguimos focados e atuando de maneira multiplataforma para a oferta de saúde qualificada e resolutiva, a partir de serviços que garantem a assistência integral e de ações voltadas ao autocuidado. Além da busca dos exames preventivos, a rede incentiva a adoção de bons hábitos, como atividade física e alimentação saudável, que contribuem para a prevenção do câncer de mama e também dos demais tipos de cânceres”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Gláucia foi diagnosticada e faz um chamado para as mulheres realizarem os exames preventivos

Neste ano, a campanha levou a realização de três mil mamografias na cidade. O chamado da Prefeitura para as mulheres a partir de 40 anos realizem o exame continua. Basta ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS), Nova UBS ou Clínica da Família, manifestar o interesse e o enfermeiro ou médico emitirá a guia para o agendamento.

“Essa busca pelos exames preventivos é fundamental. Eu sempre fiz e, aos 39 anos, fui diagnosticada com câncer de mama, a partir da descoberta de um pequeno nódulo entre os ductos mamários. Passei por duas cirurgias e estou na segunda sessão de quimioterapia. Faltam quatro. Tudo foi na fase inicial, o que é um diferencial. Eu alerto a todas as mulheres a correrem atrás. É claro que bate um medo, mas quanto mais cedo descobrir, melhor é”, orienta a servidora pública Gláucia Jacob, atualmente em tratamento no Ambulatório da Mulher, instalado no complexo do Hospital Universitário (HU).

“Ergui a minha cabeça e procuro tirar uma lição disso tudo. Conto com o apoio da minha família e de todos da equipe da saúde, que me acolheram e fazem de tudo para o meu bem-estar”, complementa, com um sorriso no rosto.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, entre 2023 a 2025, sejam diagnosticados quase 74 mil novos casos de câncer de mama no País, e que a doença cause 18 mil mortes. No Brasil, a média de idade das mulheres com a doença é de 53 anos e a incidência é maior nas regiões Sul e Sudeste. Na cidade, no primeiro semestre deste ano, foram diagnosticados 35 novos casos na rede pública de saúde.

O encaminhamento para a mamografia pode ser solicitado na UBS

Atendimento
Tanto o fluxo para o diagnóstico como para o tratamento da doença na rede municipal de saúde é bem estabelecido, levando em média, após a descoberta, 15 dias para o início da intervenção, prazo inferior ao preconizado pelo SUS. A paciente também conta com atendimento de equipe multiprofissional, incluindo os cuidados psicossociais.

Já nos serviços da Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família –, além do atendimento das equipes de saúde, são oferecidas atividades coletivas a partir de grupos como o artesanato, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong e alongamento, para promoção e prevenção em saúde. O usuário só precisa procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/05/em-jundiai-campanha-para-conscientizar-sobre-o-cancer-de-mama-vai-de-outubro-a-outubro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original