Casa Civil conclui projeto Escola Cidadã com assinatura de novo Projeto de Lei
Publicada em 07/11/2023 às 17:49Nesta terça-feira (07), o Prefeito Luiz Fernando Machado e demais gestores municipais concluíram, junto com os alunos e diretores das escolas estaduais Professora Deolinda Copelli, Doutor Antenor Soares Gandra e Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato, o projeto piloto Escola Cidadã, desenvolvido pelo Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP), que está ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). O evento, realizado na Fundação TVTEC, foi marcado pela instituição do programa Mulher Cidadã, que será enviado à Câmara nos próximos dias para aprovação.
O programa tem como finalidade a divulgação e a conscientização dos direitos das mulheres perante a sociedade, com ações intersetoriais que garantam a proteção e o bem-estar social de cada uma delas. Ele foi desenvolvido com base nas ideias e trabalhos apresentados pelos alunos participantes do projeto, com a temática do combate à violência contra a mulher.
“Ideias que contribuam com o desenvolvimento da sociedade e com o crescimento da cidade precisam ser instituídas. A violência contra a mulher, infelizmente, ainda é muito presente. Portanto, é fundamental que haja o envolvimento das pessoas com o poder público para que a gente possa mitigar esse problema e garantir uma cidade melhor para todos”, comenta o Chefe do Executivo.
“Esse foi um projeto lindo e vitorioso de alunos que entram para a história e farão a diferença na vida de inúmeras mulheres. O envolvimento de jovens de diferentes regiões e realidades é fundamental para o desenvolvimento de políticas que contribuam com o bem-estar na sociedade”, ressalta o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
O Escola Cidadã teve início em 2022, quando a gestora adjunta da Casa Civil, Carmen Tubini, e as sete assessorias do NAPP (Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e Diversidade Sexual) foram às escolas estaduais para debater temas da atualidade. Após isso, os alunos vieram até o Paço Municipal para apresentar um trabalho a partir do que foi discutido em classe.
Em conjunto com as demais Unidades de Gestão foram desenvolvidas trilhas de conhecimento para subsidiar os jovens, nos temas: Segurança Pública; Saúde e Assistência Social; Esporte e Cultura; e Planejamento Urbano e Mobilidade.
“É uma alegria muito grande saber que os jovens estão envolvidos em causas que irão impactar positivamente a vida das pessoas. Na vida, ninguém faz nada sozinho e o trabalho em conjunto possibilita o desenvolvimento de projetos assertivos e qualificados que irão melhorar a qualidade de vida de todas as mulheres”, afirma o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“A iniciativa da Prefeitura foi importante, pois trouxe mais visibilidade e sensação de pertencimento dos alunos com a cidade. Esperamos que essa seja mais uma das ações que devem ser elaboradas para minimizar a violência contra as mulheres”, argumenta a aluna da E.E Alessandra Cristina Rodrigues de Oliveira Pezzato, Roberta Carissa Siqueira.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
20/12/2024
Na Sala Futuro, Conselho Municipal da Juventude faz balanço das políticas de juventude
-
14/12/2024
Comitê encerra atividades do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio
-
12/12/2024
CECCO inicia curso de inclusão digital para idosos
-
12/12/2024
Assessoria da Juventude lança Sala Futuro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original