Agronegócio promove mais uma edição do Programa Campo Limpo, na semana que vem

Publicada em 21/11/2023 às 13:49

Na próxima semana, a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) promove mais uma edição do Programa Campo Limpo. O evento, marcado para a quinta-feira (30), tem como objetivo fazer a coleta para o correto descarte das embalagens vazias de defensivos agrícolas. A ação será na Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias, localizada na rodovia Vereador Geraldo Dias, 7.913, no Corrupira, das 9h às 15h.

O evento será realizado em parceria com a Associação Agrícola de Jundiaí e a Associação dos Produtores Rurais de Louveira. “O evento é uma oportunidade de ajudar o produtor rural a fazer o correto descarte das embalagens dos defensivos. Com isso, além de reduzir os riscos para as pessoas e a contaminação do meio ambiente, o agricultor ainda fica por dentro das legislações vigentes”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Evento será na quinta-feira da semana que vem, dia 30, na Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias

Para fazer a coleta itinerante das embalagens, o Departamento de Agronegócio disponibiliza profissionais credenciados e treinados para receber o material. Na data do evento, os agricultores devem se responsabilizar a levar as embalagens vazias. Os produtores rurais devem fazer a tríplice lavagem e entregar as embalagens em condições de serem encaminhadas para o posto de reciclagem. Em caso de dúvidas, eles podem entrar em contato pelos telefones (11) 4589-8581/8872, ou pelo e-mail agronegocio@jundiai.sp.gov.br.

“Outra novidade é que, para o ano que vem, nós vamos exigir o recibo de entrega das embalagens dos defensivos como pré-requisito para a inscrição do Programa Municipal de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ). É uma forma de garantirmos a sustentabilidade nas produções rurais”, explica a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

Após a coleta, o material é encaminhado para o processo de reciclagem, que resulta em mais de 30 produtos para diversos usos, principalmente para fins industriais como artefatos para construção civil, indústria automotiva, artefatos para indústria energética, novas embalagens e tampas para defensivos agrícolas, entre outros.

Neste ano, mais uma vez será realizada a parceria com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), que estará presente no local para a realização de exames gratuitos de rotina, como medição da pressão, autoteste HIV, teste de diabetes e avaliação da saúde bucal, entre outros serviços.

Confira os passos para a tríplice lavagem:
– Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador.
– Adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume.
– Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos.
– Despejar a água de lavagem no tanque pulverizador.
– Realizar a limpeza na embalagem três vezes.
– Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.
– A pessoa responsável pela lavagem deve utilizar os equipamentos de segurança individual (EPI) tais como luvas, avental, máscara e óculos de proteção.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/21/agronegocio-promove-mais-uma-edicao-do-programa-campo-limpo-na-semana-que-vem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original