Com Jundiaí à frente, ‘Mercocidades’ aprova a criação de grupo sobre Infância

Publicada em 24/11/2023 às 11:48

Com proposta apresentada por Jundiaí, a rede de Mercocidades agora conta com uma nova Unidade Temática, com foco nas Infâncias. A formalização foi concretizada na tarde dessa quinta-feira (23), durante assembleia da 28ª Cúpula da rede internacional, na Estação das Artes da Sala São Paulo, após a apresentação pelo prefeito Luiz Fernando Machado das justificativas e apreciação dos membros presentes tanto de sua criação, quanto da indicação de Jundiaí como coordenadora do novo grupo de trabalho.

“Jundiaí concentra no programa municipal Cidade das Crianças a convicção de que a redução das desigualdades e o incentivo ao protagonismo das pessoas dependem da priorização dos investimentos nas Infâncias, fase que concentra o maior desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial dos indivíduos. Embasados em evidências científicas e na importância do trabalho intersetorial, propusemos a criação deste grupo de trabalho, como forma de potencializar os objetivos já alcançados no Município”, comentou Luiz Fernando.

Luiz Fernando apresentou as justificativas durante agenda da Cúpula, com as presenças de representantes dos Municípios integrantes da rede

A sugestão e formalização da criação da nova Unidade sucederam a apresentação on-line conduzida por Jundiaí em setembro deste ano e que, de imediato, já havia contado com a adesão suficiente de integrantes, conforme preconizado pela rede internacional, da qual o Município faz parte desde novembro do ano passado.

Tanto a adesão do Município à rede quanto a proposta de criação da nova Unidade são iniciativas da Rede Jundiaí de Cooperação, órgão vinculado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças da Prefeitura, representada pela diretora da pasta, Daniele Ruiz, e equipe. Além do compartilhamento de experiências exitosas conduzidas pelo programa Cidade das Crianças, a proposta de Jundiaí está também embasada na iniciativa “Jundiaí Cidade Inteligente” e na internacionalização do Município.

Representaram Jundiaí, acompanhando o prefeito durante a Cúpula, os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e de Cultura, Marcelo Peroni, o último que é também o ponto focal do programa Cidade das Crianças.

Durante a agenda, os integrantes também apreciaram os demais Município coordenadores e vice coordenadores das demais 19 unidades temáticas. O novo grupo, encabeçado por Jundiaí, terá como parceiros-adjuntos os Municípios de Ceres, na Argentina, e de Niterói, que apresentou interesse durante o evento e que, assim como Jundiaí, integra a rede brasileira Urban95.

Os próximos passos da nova Unidade Temática são a criação de uma agenda e cronograma de trabalho conjunto entre os representantes dos Municípios.

Encontro foi realizado na Estação das Artes da Sala São Paulo da capital, Município que assume a presidência da rede até dezembro do ano que vem

Cúpula
A 28ª Cúpula das Mercocidades está sendo realizada entre os dias 22 e 25 deste mês, na capital, Município que passa a assumir a presidência da rede para o próximo ano. A mesma agenda de criação da Unidade Temática para as Infâncias contou com a cerimônia de passagem da presidência para o prefeito paulistano, Ricardo Nunes, e do cargo de secretária-executiva da rede para a secretária de Relações Internacionais da Prefeitura paulistana, Marta Suplicy. A prefeita de Montevideu, Carolina Cosse, última ocupante do cargo de presidente, foi representada na cerimônia pela diretora de Relações Internacionais da capital uruguaia, Fabiana Goyeneche.

A Cúpula deste ano tem como tema “diverCIDADES: Inclusão para a agenda 2030” e conta com a participação de representantes governamentais e de organismos sociais e privados, entidades acadêmicas e demais agentes, de 370 cidades integrantes de dez países latino-americanos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/24/com-jundiai-a-frente-mercocidades-aprova-a-criacao-de-grupo-sobre-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original