Prefeitura promove evento voltado ao Cultivo Protegido na próxima semana

Publicada em 24/11/2023 às 08:00

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), e a ETEC Benedito Storani , promovem, na próxima quarta-feira (29), o 2º Encontro de Cultivo Protegido do Circuito das Frutas. Trata-se de um Dia de Campo específico do tema que trará inovação tecnológica do setor para os Agricultores da Região, na própria ETEC. O evento terá início às 8h. Neste ano, um dos focos do evento será a produção de frutas vermelhas, como o morango, que está voltando na cidade.

Serão apresentadas tecnologias sustentáveis, desde enxertia de mudas de hortaliças, composto orgânico urbano, tecnologia de cobertura de estufas, automação de sistema de irrigação, controle biológico de pragas, novas variedades para cultivo protegido, detalhes sobre o cultivo de frutas vermelhas, dentre outras novidades do setor.

Cultivo Protegido é tema de encontro na ETEC Benedito Storani

A produção em Cultivo Protegido é uma tendência no Agronegócio e extremamente importante no momento, já que através do controle do ambiente de produção é possível minimizar os riscos das mudanças climáticas, melhorar a produtividade e a qualidade do produto. O cultivo protegido é uma técnica que pode ser usada em diferentes culturas de frutas, verduras e legumes. Ele tem como finalidade a minimização de externalidades, como clima, pragas e doenças. Existem alguns tipos destes cultivos, sendo que cada um tem uma finalidade diferente.

Em 2023, a prefeitura dobrou o valor do benefício pago aos produtores rurais para compras de telas antigranizo, antipássaro e filme agrícola de R$ 3 mil para R$ 6 mil por propriedade. O novo valor de subsídio do Programa Municipal de Apoio ao Cultivo Protegido foi definido pela Lei Municipal nº 9.966/2023, que alterou a Lei 9.650/2021. “Esse incremento no valor do Programa Municipal de Apoio ao Cultivo Protegido é mais uma medida que adotamos de apoio à produção sustentável no município de Jundiaí”, disse o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Para participar, é necessário fazer inscrição previa através deste formulário. O credenciamento será realizado no dia do evento, das 7h às 8h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/24/prefeitura-promove-evento-voltado-ao-cultivo-protegido-na-proxima-semana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original