2º Encontro Técnico de Cultivo Protegido reúne produtores rurais e expositores

Publicada em 29/11/2023 às 17:11

Nesta quarta-feira (29), a ETEC Benedito Storani (EtecBeSt) recebeu o 2º Encontro de Cultivo Protegido do Circuito das Frutas. O evento foi promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), pelo Polo Turístico do Circuito das Frutas, com o apoio da EtecBeSt. Neste ano, um dos focos do evento foi a produção de frutas vermelhas, como o morango, que está voltando na região.

Desde 2021, a Prefeitura de Jundiaí conta com o Programa Municipal de Apoio ao Cultivo Protegido, o qual remunera, com pagamento em dinheiro, os produtores de frutas e hortaliças que se inscreveram via edital para o programa. Em 2023, o valor do incentivo foi dobrado, passando de R$ 3 mil para R$ 6 mil.

2º Encontro Técnico de Cultivo Protegido reúne produtores rurais e expositores

“As mudanças climáticas já são uma realidade. Por isso, com desafios cada vez maiores, o cultivo protegido se faz essencial para que possamos lidar melhor com as intempéries, ajudar o agricultor no trabalho de prevenção de perdas na produção e fazer como que ele se fixe no campo”, disse o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

O evento, que reuniu cerca de 20 expositores, também recebeu a visita de técnicos, produtores rurais, empresas do setor agrícola e prefeituras do Circuito das Frutas, além de alunos e professores da EtecBeSt e outros institutos técnicos. A produção de morango em cultivo protegido foi bastante destacada.

Produtor de morango no Bom Jardim, Ricardo Paulino participa do Programa Municipal de Cultivo Protegido da Prefeitura de Jundiaí e valoriza a cultura com proteção. “Principalmente a proteção contra chuvas intensas, que têm sido frequentes. Por isso que é tão importante termos a produção protegida contra o clima severo”.

Público teve a oportunidade de conhecer dezenas de expositores

“A segunda edição do encontro foi pensada na cadeia produtiva do cultivo protegido e na sustentabilidade. Tudo o que produzimos aqui foi com controle biológico e pensando na sustentabilidade dessa cadeia. Então a ideia é que a região do Circuito das Frutas passe a ser referência nessas modalidades”, disse a diretora de Agronegócio da Prefeitura de Jundiaí, Isabel Harder.

Durante o evento também foi realizado um circuito de visitas técnicas nas estufas de cultivo protegido da EtecBeSt com profissionais explicando as novas tecnologias empregadas, além da explanação sobre o uso de energia limpa e a importância do controle biológico.

“O evento é muito importante, pois além da contribuição técnica, as empresas parceiras contribuem para a construção e manejo das estufas que também são utilizadas como salas de aula para os alunos da escola”, afirma Fabiana Lourençon, diretora da EtecBeSt.

Consultor da Alba Energia Solar, Caio Fernando de Matos expôs tecnologias relacionadas à energia limpa. “Os produtores rurais estão cada vez mais preocupados em obter o selo verde e em estarem sintonizados com a energia sustentável. Mesmo os menores. Por isso, participar de um evento desse, em contato direto com o produtor, é tão importante”, disse

Alba Energia Solar expôs soluções de energia limpa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/29/2o-encontro-tecnico-de-cultivo-protegido-reune-produtores-rurais-e-expositores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original