No Mundo das Crianças, atendidos pelos NIS celebram o Dia Mundial da Diabetes
Publicada em 30/11/2023 às 18:02Samuel, Kaique, Nicolas, Jonathan, Vitor, Evelyn e João têm em comum muita disposição para brincar e o diagnóstico de diabetes. Nesta quinta-feira (30), para marcar o Dia Mundial da Diabetes, celebrado dia 14 deste mês -, com a equipe do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), eles estiveram no Mundo das Crianças.
Acompanhados por seus familiares, eles correram, conversaram, lancharam e se integraram. “Todos os anos, nos reunimos fora do serviço de saúde, proporcionando a integração das crianças e dos familiares atendidos no serviço. A partir da diversão, do compartilhamento de alimentos saudáveis e fazendo o controle da doença, mostramos que a diabetes não limita nada”, destacou a enfermeira educadora em diabetes pela UGPS, Maria Gabriela Bortotto.
Radiante, Kaique Vilaflor Carvalho, de 11 anos, destacou o quanto foi importante ter participado do passeio. “Tem dias que são muito difíceis e outros, não. Estou muito feliz hoje. Eu não me sinto mais sozinho e único. Tem outras crianças com diabetes, como eu, e estamos brincando. Estou vendo que a vida é normal e é só regular a doença”, falou.
Nicolas Henrique Nunes da Silva, de 13 anos, também fez questão de avaliar o momento. “Eu faço acompanhamento desde os quatro meses e já participei do evento em outros anos. É muito bom para conhecer novas pessoas, pois aprendemos uns com os outros”, frisou.
Para a mãe do Samuel, de 9 anos, essa atividade é mais um diferencial do serviço ofertado pelo Município. “Fomos acolhidos, tratados e aprendemos muito com a equipe, pois não aceitávamos a doença. Agora, estamos tendo mais essa oportunidade e conhecendo outras crianças. Estamos muito felizes”, disse Yanay Galas.
Programa
Jundiaí, desde 2012, conta com o Programa de Assistência à Pessoa com Diabetes, implementado pela UGPS e considerado referência nacional, sendo reconhecido pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Além de exames, consultas com a equipe de saúde e insumos para o tratamento da doença, são ofertados: acompanhamento especializado para os casos de maior gravidade nos ambulatórios, monitoramento das complicações com avaliação de pé diabético, consultas oftalmológicas, exames de função renal e cardiovascular, e atividades coletivas com equipe multiprofissional.
Ainda é oferecido um trabalho diferenciado para as crianças e os adolescentes até 18 anos, com as equipes da saúde atuando também junto às escolas municipais, capacitando os educadores em palestras para o suporte ao aluno diabético.
Estima-se que, na cidade, cerca de 30,5 mil pessoas têm diabetes. Atualmente, 110 crianças e adolescentes até 18 anos, sendo 80 de Jundiaí, estão em tratamento no NIS, que é referência para a região. Anualmente, o Dia Mundial da Diabetes reforça a importância dos cuidados para conter o avanço da doença.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
16/12/2024
Clínica da Família Hortolândia reúne comunidade para comemorar o Natal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original