Jardim da Mobilidade: espaço lúdico e de educação para o trânsito é realidade em Jundiaí

Publicada em 15/12/2023 às 17:09

Em mais uma atividade em comemoração ao aniversário de 367 anos de Jundiaí, a Prefeitura de Jundiaí entrega o Jardim da Mobilidade, espaço lúdico e educativo, que contempla de forma pedagógica e inclusiva a mobilidade para as crianças, instalado no Mundo das Crianças. A abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), com a participação do Prefeito Luiz Fernando Machado, e contempla mais uma área criada a partir das diretrizes da rede internacional Urban95, à qual Jundiaí é integrante.

Entrega fez parte da comemoração pelo aniversário de 367 anos de Jundiaí

Com investimento total de R$ 1,260 milhão, o Jardim da Mobilidade conta com área total de 3.675m², área gramada de 1,2 mil m², 250 metros de vias (espaço para os pequenos motoristas), 312 metros de comprimento de ciclofaixa e ciclovia, 372 metros de passeio e 851m² de asfalto.

“Hoje, consolidamos um projeto educacional para criar, desde a infância, uma cultura de paz no trânsito, com a entrega do Jardim da Mobilidade. É um grande avanço nas ações educativas da cidade”, considera o prefeito Luiz Fernando. “Outro ponto importante é que as crianças são multiplicadoras desse aprendizado. Elas acabam levando essas informações para os seus pais e responsáveis, e se tornam fiscais quando estão com eles no trânsito”, avalia.

Luiz Fernando ressaltou a importância do Jardim da Mobilidade para a promoção da cultura de paz no trânsito

Jundiaí sendo a sede brasileira da Rede Latino – Americana – Cidade das Crianças, além de parceira na Urban95, inclui as crianças nas discussões sobre o planejamento urbano, com políticas intersetoriais e prioritárias para as infâncias.

“Um trânsito seguro é parte primordial para que as crianças ocupem os espaços urbanos com autonomia e segurança, aprendendo a adotar comportamentos eficazes, tanto como pedestres, ciclistas e futuros motoristas”, explica o gestor da (UGMT) Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
As crianças, antes de conhecerem o Jardim da Mobilidade, assistiram a um teatro ao ar livre, onde os atores-instrutores explicaram as regras de trânsito de maneira divertida e lúdica.

“Os monitores mostraram pra gente que não podemos andar na rua, temos que esperar o sinal ficar verde para atravessar, olhar para os dois lados antes de atravessar. Gostei de tudo” disse Davi Moraes de 9 anos de idade, aluno do 3º ano da escola municipal Pedro Clarismundo Fornari, no bairro do Rio Acima.

Em detalhes

O Jardim da Mobilidade, inserido no “Mundo das Crianças” (ao lado da Casa da Árvore), leva o nome do engenheiro Roberto Leoni, falecido em abril de 2021. Ele foi servidor público da Prefeitura de Jundiaí e contribuiu para o desenvolvimento da cidade, especialmente na elaboração de projetos de sinalização viária conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Jardim da Mobilidade conta com área total de 3.675m² para educação e diversão das crianças

“É uma honra muito grande saber que isso vai ficar eterno em nossa memória, pra nossa família é muito importante ter nosso nome associado a cidade de Jundiaí”, comenta a irmã de Rogério, Rita de Cássia Leoni. O Jardim da Mobilidade, será destinado às crianças de até 12 anos, para o desenvolvimento de atividades educativas e de lazer, com o uso dos equipamentos de mobilidade como bicicletas, carrinhos e ônibus movidos a pedal. O acesso às vias exigem os equipamentos de segurança necessários para cada tipo de veículo.

A proposta do projeto é fazer com que a criança exerça o seu direito de brincar e aprender ao mesmo tempo, e é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, DAE S/A e construído com investimento de contrapartida de empreendimento instalado na cidade. “Esse é sem dúvida um dos melhores projetos já idealizados nos últimos anos. Pra mudar o mundo devemos começar com quem? Com as crianças, educando-as com certeza faremos um mundo melhor” finaliza Walter da Costa Silva e Filho diretor presidente da DAE/AS.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/15/jardim-da-mobilidade-espaco-ludico-e-de-educacao-para-o-transito-e-realidade-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original