Confira o Abre e Fecha do Natal e Ano Novo

Publicada em 22/12/2023 às 16:52

Conforme definido pelos Decretos Municipais nº 31.903/2022 e 33.425/2023, os serviços e equipamentos públicos municipais vinculados à Prefeitura poderão ter seus horários de funcionamento alterados durante os feriados nacionais de 25 de dezembro (Natal) e 01 de janeiro (Dia da Confraternização Universal), ambos numa segunda-feira, além dos finais de semana que os antecedem. Confira os detalhes e horários de funcionamento no período:

Os setores administrativos em geral não terão expediente nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro, retomando o atendimento normal nas terças-feiras 26 e 02, logo no horário regular de funcionamento. São eles:

  • Paço Municipal;
  • Unidades de Gestão externas;
  • Complexo Argos;
  • Procon;
  • Fundo Social de Solidariedade (Funss);
  • Fundação Municipal de Ação Social (Fumas);
  • Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun).

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Clínicas da Família, os Ambulatórios, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Academia de Saúde, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), e os CAPS 2, 3 e Infantojuvenil encerram o expediente nas sextas – dias 22 e 29 de dezembro -, e reabrem nas terças-feiras, 26 de dezembro e 02 de janeiro. Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

As Unidades de Pronto Atendimento (PAs) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) e Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) funcionam das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h), para atendimento de adulto e criança. O PA Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia) opera diariamente, das 7h às 22h (com fechamento dos portões às 21h), para o cuidado de adultos e de crianças. Já a UPA Vetor Oeste (avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155), atende diariamente, 24h, demanda geral adulto e criança.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PA Central (adultos) e para a UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos), diariamente, 24h. O Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital Universitário (HU) permanecem sem alteração no fluxo de atendimento.

Programação do Circuito Natal Luz no Centro segue até este sábado (23)

Coleta de lixo
Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade, com exceção nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro. O esquema volta normalmente nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro. Os detalhes, endereços e horários podem ser consultados no site.

Mobilidade e Transporte
Nos domingos 24 e 31 de dezembro, as linhas de ônibus rodarão com os horários de domingos e feriados, podendo haver reforços em linhas específicas conforme a demanda. Nas segundas-feiras 25 de dezembro e 01 de janeiro, as tabelas seguirão os horários de domingos e feriados.

As tabelas horárias dos ônibus podem ser conferidas no site do SITU ou ainda, em tempo real dos veículos em circulação, pelo aplicativo CittaMobi disponível para celulares.

Cultura
O Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro tem programação gratuita neste sábado (23), até as 22h30. Em seguida, o equipamento cultural reabre na terça-feira 02 de janeiro, para visitações em geral e da Galeria de Exposições Olga de Brito. Já no dia 18, estreia a nova programação gratuita de férias, com os corpos artísticos municipais e outras atrações.

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes funciona até as 13h dos sábados 23 e 30 de dezembro, ficando fechada em seguida e reabrindo para o público nas quartas-feiras 27 e 03, a partir das 10h.

Já o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão funciona até as 17h nos sábados 23 e 30 de dezembro, ficando fechado para o público em seguida e reabrindo nas quartas-feiras 27 de dezembro e 03 de janeiro, a partir das 10h.

Como parte da programação do Circuito Natal Luz, a exposição de Papais Noeis na Pinacoteca e a exposição de Presépios no Museu poderão ser visitadas até o dia 06 de janeiro.

No Museu, tradicional exposição de presépios vai até o dia 06 de janeiro

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot fica aberta até esta sexta (22). Do sábado (23) em diante, ela permanece fechada para o público, para a realização de manutenções em geral e de sistema, reabrindo na segunda-feira (08).

A Fábrica das Infâncias Japy também funciona até as 13h neste sábado (23) e permanece fechada para a realização de reparos e manutenções em geral. O espaço reabre no dia 09 de janeiro (terça-feira), com programação de férias.

O Museu dos Ferroviários (Espaço Expressa) funciona até as 13h nos sábados 23 e 30 de dezembro e reabre às 10h nas terças-feiras 26 de dezembro e 02 de janeiro.  

O Teatro Polytheama encerrou esta semana a programação de Vitrine da Dança e permanece fechado durante o mês de janeiro para manutenção e reparos em geral.

No Espaço Expressa, a Unidade de Gestão de Cultura acompanha o funcionamento dos espaços administrativos municipais. O Parque Urbano no local fica aberto diariamente para visitantes.

Já a Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) permanece com suas instalações abertas para o público.

Parques
O Parque da Cidade e o Mundo das Crianças estarão fechados somente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 01 de janeiro. Nos demais dias, ambos seguem abertos.

Para visitar o Mundo das Crianças nos sábados – 23 e 30 de dezembro – é necessário agendamento pela internet, conforme a disponibilidade de vagas.

Os demais parques municipais funcionam até as 12h nos dias 24 e 31 de dezembro. Nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro, os parques permanecem fechados e reabrem nos dias seguintes, em seus respectivos horários de funcionamento.

O Parque da Cidade e o Mundo das Crianças estarão fechados somente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 01 de janeiro.

Complexos esportivos
Nos sábados 23 e 30 de dezembro, os complexos esportivos permanecem abertos, das 8h às 18h – a exceção é o Dr. Nicolino de Luca (Bolão) que funciona das 6h às 18h.

Já nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro, todos os complexos esportivos permanecerão fechados.

O complexo esportivo Antônio Ovídeo Bueno segue fechado para obras.

Jundiaí Empreendedora
O Espaço Jundiaí Empreendedora – onde também funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo – não funcionará nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro. No restante dos dias, o atendimento é normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Piso G3 do Maxi Shopping Jundiaí.

Feiras e varejões

As feiras e varejões municipais funcionam normalmente nos domingos 24 e 31, mas não funcionam nas segundas-feiras 25 de dezembro e 01 de janeiro.

Toda a programação, locais e horários podem ser consultados no site do Agronegócio e Abastecimento.

As feiras e varejões municipais funcionam normalmente nos domingos 24 e 31

DAE
A sede administrativa da DAE e os Postos de Atendimento do Centro, Eloy Chaves, Ponte São João e Vila Hortolândia não terão expediente nos dias 25 e 29 de dezembro e 01 de janeiro, funcionando normalmente nos dias 26, 27 e 28 de dezembro e 02 de janeiro.

O Poupatempo, único Posto que abre aos sábados, vai funcionar no sábado (23), das 9h às 13h, e fecha nos dias 24 e 25. A unidade volta a abrir dia 26. Já entre os dias 29 de dezembro e 01 de janeiro também ficará fechado. O atendimento será retomado no dia 02.

Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 0133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas pelo site da empresa.

Assistência e Desenvolvimento Social
O Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro), equipamento voltado ao atendimento à população em situação de rua, funciona normalmente até esta sexta (22), às 17h. O expediente normal volta na terça (26). Para o Ano Novo, funciona até a sexta-feira (29), retomando o atendimento na terça (02).

Durante o período, as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) dão continuidade às ações de busca ativa e ficam disponíveis para acionamento e atendimentos a chamados, 24 horas por dia, pelo telefone (11) 98531-0146.

Serviço Funerário
Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos normalmente, das 7h às 17h, para sepultamentos e visitas. O atendimento do velório Adamastor Fernandes segue o funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Para este Natal, a Pinacoteca Municipal virou casa do Papai Noel; visitas também seguem até 06 de janeiro

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/22/confira-o-abre-e-fecha-do-natal-e-ano-novo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original