Inclusão e desenvolvimento social: Jundiaí oferece qualificação para a população 

Publicada em 26/12/2023 às 08:03

Com 4.433 famílias inscritas no CadÚnico, Jundiaí tem trabalhado com a qualidade de vida dos grupos mais desfavorecidos da população, oferecendo condições que possibilitem o crescimento individual. Para isso, o Fundo Social de Solidariedade (Funss), órgão do Governo Municipal, vinculado à plataforma de gestão Inclusão e Desenvolvimento Social, tem contribuído para a realocação da população no mercado de trabalho.

No ano de 2023 o Fundo Social disponibilizou 4.161 vagas para cursos e oficinas dos mais diversos temas. Dentre esses, 3.607 foram realizados no Fundo e 554 foram cursos descentralizados. “O Fundo Social de Solidariedade tem como missão apoiar a sociedade, seja com doações – feitas a partir de arrecadações em campanhas – ou com cursos, que possibilitarão renda e qualificação. Jundiaí é a Cidade das Crianças e cuidar para que todos tenham oportunidades é o nosso trabalho”, comentou a presidente do Funss e primeira-dama, Vanessa Machado.

Para a aluna da turma do curso iniciante de Costura Criativa, Maria Cristina de Oliveira Santos, o curso gerou retorno financeiro e profissional rapidamente. “Eu amei o curso e estou começando até a receber encomendas. Minhas amigas amavam e me pediam sempre para vender aquilo que eu faço no curso. Rapidamente fiz sucesso nos grupos que fazia parte. Recentemente comprei a minha máquina e já consegui pagar a primeira parcela com as encomendas que já fiz”, comemora.

Senhora de cabelos pretos sentada, de óculos, cortando um pano com uma tesoura no curso de costura criativa.
Maria espera conseguir uma vaga para o próximo nível do curso.

Mais qualificação

Além do Funss, a Fundação Escola TVTEC Jundiaí também oferece capacitações, cursos, workshops direcionados para a Economia Criativa, de forma a estimular o lado empreendedor da população. Neste ano, centenas de cursos foram ofertados de forma gratuita, com foco em audiovisual, mídias sociais e edição, são algumas das áreas disponibilizadas. “Todas as nossas ações têm o propósito de desenvolver a capacidade criativa e de crescimento das pessoas por meio de qualificações, capacitações, treinamento e oportunidades. Somente neste ano foram 10 mil vagas, que transformaram a vida desses alunos”, ressalta a superintendente Monica Gropelo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/12/26/inclusao-e-desenvolvimento-social-jundiai-oferece-qualificacao-para-a-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original